dc.contributor.advisor | Oliveira, Dennison de, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.creator | Moura, Anderson Fagundes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T20:42:18Z | |
dc.date.available | 2025-01-07T20:42:18Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94193 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Dennison de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 06/09/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A pesquisa apresenta como resultado um produto didático que tem como tema a representação da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial explorada pelo Museu do Expedicionário de Curitiba (MEXP). Através de conceitos como memória, lugar de memória e identidade buscou-se identificar o MEXP enquanto um local privilegiado para divulgar um conjunto de memórias e de como essas podem ser entendidas, discutidas e até mesmo questionadas. As principais estratégias utilizadas foram uma mediação no museu desenvolvida pelo professor e uma análise de depoimentos de excombatentes realizada pelos estudantes. A sala "Dia a dia do combatente" desempenhou o papel de aproximar o aluno da rotina enfrentada pelo soldado brasileiro na Itália com o objetivo de inspirar comparações com a sua própria realidade. A proposta promoveu a interação entre museu, conhecimentos acadêmicos e o ensino escolar com a intenção de construir junto com os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, conhecimento histórico e ao mesmo tempo, contribuir para uma formação integral dos estudantes de modo a ampliar a sua leitura de mundo. O caminho percorrido pelo produto didático foi realizado em três etapas: verificação dos conhecimentos prévios, mediação na sala "Dia a dia do combatente" e trabalho com fontes históricas em âmbito escolar. A experiência privilegiou o poder de observação, o diálogo dos estudantes entre si e com o professor, tendo como fundamentação: as problemáticas históricas, tanto as elaboradas previamente pelo docente quanto às surgidas espontaneamente a partir das intervenções e indagações dos alunos. A pretensão é que este produto didático sirva como uma possibilidade de metodologia que de alguma forma contribua para que outros docentes desenvolvam práticas de ensino de história no MEXP, ou em outros museus militares, que envolvam a discussão a respeito de memória, o acervo em exposição e o uso de fontes históricas em sala de aula | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The research results in a didactic product whose theme is the representation of the participation of the Brazilian Expeditionary Force (FEB) in the Second World War explored by the Curitiba Expeditionary Museum (MEXP). Through concepts such as memory, place of memory and identity, we sought to identify MEXP as a privileged place to disseminate a set of memories and how they can be understood, discussed and even questioned. The main strategies used were mediation in the museum developed by the professor and an analysis of testimonies from former combatants carried out by the students. The "Fighter’s Day to Day" room played the role of bringing the student closer to the routine faced by Brazilian soldiers in Italy with the aim of inspiring comparisons with their own reality. The proposal promoted interaction between the museum, academic knowledge and school education with the intention of building historical knowledge together with students in the 9th year of elementary school. And at the same time, contribute to the comprehensive training of students in order to broaden their understanding of the world. The path taken by the didactic product was carried out in three stages: verification of prior knowledge, mediation in the "Fighter's Day to Day" room and work with historical sources at school level. The experience privileged the students' power of observation and dialogue among themselves and with the teacher, based on historical issues, both those previously elaborated by the teacher and those that arose spontaneously from the students' interventions and inquiries. The intention is that this teaching product serves as a possibility of methodology that in some way contributes to other teachers developing history teaching practices at MEXP, or in other military museums, which involve discussion about memory, the collection on display and the use of historical sources in the classroom | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Brasil. Exército. Força Expedicionária Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | História Militar - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Museus - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | História e memória da FEB : mediação no Museu do Expedicionário e ensino de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |