Gerenciamento do tom de relatórios econômico-financeiros e goodwill em fusões e aquisições
Resumo
Resumo: Esse trabalho propôs-se a verificar qual o efeito do tom dos relatórios de desempenho econômico-financeiro das empresas-objeto de combinações de negócios, publicados durante a fase de cortejo entre adquirente e adquirida, sobre o valor do goodwill obtido. Para tanto, adotou como objetivos específicos (i) identificar o tom dos disclosures narrativos de companhias adquiridas; (ii) identificar o goodwill apurado nas transações; e, por fim, (iii) analisar a relação entre o tom dos relatórios e o goodwill identificado. Dessa forma, coletou-se o tom de relatórios de administração de 26 companhias-objeto de combinações de negócios, referentes ao período de um a quatro trimestres anteriores à data de anúncio das transações, além dos valores de goodwill apurados. À época de divulgação dos relatórios, as companhias-objeto encontravam-se listadas na B³. Para a testagem do modelo econométrico, utilizou-se a análise de regressão linear múltipla com estimação dos mínimos quadrados ordinários. Os resultados demonstraram que o tom gradativamente aumentou conforme a data de aquisição se aproximava, além disso, encontrou-se uma relação significantemente positiva entre os valores de goodwill apurados nas combinações de negócios e o tom dos relatórios referentes ao 3º trimestre anterior à data em que as transações foram anunciadas. Dessa forma, manteve-se o posicionamento da declaração de tese, a qual afirmou que "o tom dos relatórios sobre desempenho econômico-financeiro publicados pelas companhias-objeto durante a fase de cortejo das combinações de negócios influencia positivamente os valores de goodwill obtidos, de maneira que quanto mais positivo o tom, maior é o goodwill". Os achados são suportados pela literatura consultada dentro dos arcabouços de Assimetria Informacional, Teoria da Sinalização e Gerenciamento de Impressão, adicionalmente, são considerados inéditos dentro da temática de combinações de negócios e gerenciamento de tom. Destaca-se a metodologia própria desenvolvida para a consecução dos objetivos Abstract: This work aimed to verify the effect of the tone of economic-financial performance reports of target companies subject to business combinations, published during the courtship phase between the acquirer and the acquired company, on the value of the goodwill obtained. To this end, it adopted specific objectives (i) identify the tone of the narrative disclosures of acquired companies; (ii) identify the goodwill determined in transactions; and, finally, (iii) analyze the relationship between the tone of the reports and the goodwill identified. In this way, the tone of management reports from 26 companies subject to business combinations was collected, referring to the period from one to four quarters prior to the date of announcement of the transactions, as well as goodwill values. At the time the reports were released, the target companies were listed on B³. To test the econometric model, multiple linear regression analysis was used with ordinary least squares estimation. The results demonstrated that the tone gradually increased as the acquisition date approached, in addition, a significantly positive relationship was found between the goodwill values determined in business combinations and the tone of the reports for the 3rd quarter prior to the date on which transactions were announced. In this way, the position of the thesis statement was maintained, which stated that "the tone of the reports on economic and financial performance published by the target companies during the courting phase of business combinations positively influences the goodwill values obtained, so the more positive the tone, the greater the goodwill." The findings are supported by the literature consulted within the frameworks of Information Asymmetry, Signaling Theory and Impression Management, in addition, they are considered unprecedented within the theme of business combinations and tone management. The methodology developed to achieve the objectives stands out
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