Descomplicando a ciência com a comunicação pública? : a maternidade nas redes sociais digitais por profissionais de saúde
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Data
2024Autor
Grande, Arielly Cristina de Moura
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Resumo: Profissionais de saúde que tratam da maternidade no Instagram é o tema desta dissertação, que tem como objetivo compreender de que forma as redes sociais digitais são utilizadas por esses profissionais. A pesquisa foi guiada pela pergunta de pesquisa de que modo a comunicação é acionada por profissionais de saúde para tratar a maternidade no Instagram, procurando evidências ou não da Comunicação Pública da Ciência? Ainda que os perfis analisados não adotem explicitamente a Comunicação Pública da Ciência (CPC), compreendemos a necessidade de conhecer as estratégias de comunicação utilizadas e identificamos que algumas demonstram potencial para desenvolvimento da CPC. Portanto, Comunicação Pública da Ciência é o principal eixo teórico desta pesquisa, que emprega diferentes métodos para a análise qualitativa dos perfis profissionais selecionados: @criacao_neurocompativel, @maternidade.com.ciencia e @acolhedoramente. Entre os métodos adotados, estão a triagem dos perfis, análise dos dados coletados pela ferramenta Social Blade, análise dos dados fornecidos pela ferramenta Insights, e, por fim, Análise de Conteúdo. Entendemos que, no ambiente digital, onde há ampla circulação de desinformação, é importante fornecer informações verificadas e confiáveis para os consumidores de conteúdo, especialmente na área da saúde. A pesquisa demonstra que nem todos os dados utilizados pelos profissionais de saúde são baseados em estudos científicos. Os conteúdos postados são diversos e procuram estabelecer uma relação próxima com os seguidores dos perfis. Estratégias para conquistar o público de interesse são utilizadas, como reproduzir uma receita culinária, um trecho de uma entrevista de uma celebridade e/ou um vídeo bastante visualizado nas redes sociais digitais, conteúdos também apropriados pelos influenciadores para trazer temas para o debate público. Nem sempre os temas estão relacionados com a temática principal dos perfis, mas de alguma forma fazem parte do cotidiano das mães. Embora não seja possível saber a intencionalidade da divulgação dos conteúdos científicos, compreendemos que o conhecimento científico é apresentado de forma acessível, demonstrando que é possível que profissionais da saúde exerçam o papel social por meio do diálogo. Concluímos que a parceria entre profissionais de saúde e profissionais de comunicação, por meio de consultoria ou produção conjunta, poderia ampliar e otimizar as estratégias de comunicação e, assim, fortalecer a CPC. Com esse estudo, esperamos incentivar mais profissionais da saúde a se engajarem na divulgação de conteúdos confiáveis nas redes sociais digitais, e que outros estudos relacionados, tensionados com outras metodologias e explorando temas correlacionados, sejam estimulados Abstract: Healthcare professionals addressing maternity on Instagram is the subject of this dissertation, which aims to understand how digital social networks are utilized by these professionals. The research question guiding this study is how communication is employed by healthcare professionals to address maternity on Instagram, seeking evidence of Public Communication of Science? Even though the analyzed profiles do not explicitly employ Public Communication of Science, we comprehend the necessity to understand the communication strategies used by healthcare professionals for their development. Thus, Public Communication of Science is the main theoretical axis of this research, employing various methods for qualitative analysis of selected professional profiles: @criacao_neurocompativel, @maternidade.com.ciencia, and @acolhedoramente. Among the adopted methods are profile screening, analysis of data collected by the Social Blade tool, analysis of data provided by the Insights tool, and finally, Content Analysis. We understand that in the digital environment, where misinformation circulates widely, it is important to provide verified and reliable information to content consumers, especially in the healthcare field. The research demonstrates that not all data used by healthcare professionals are based on scientific studies. The posted content is diverse and seeks to establish a close relationship with the profiles' followers. Strategies to engage the target audience are employed, such as sharing a cooking recipe, a snippet from a celebrity interview, and/or a highly viewed video on digital social networks, content also appropriated by influencers to bring topics to public debate. Not all themes are necessarily related to the profiles' main theme but are somehow part of mothers' daily lives. Although we cannot determine the intentionality behind the dissemination of scientific content, it's evident that scientific knowledge is presented in an accessible manner, demonstrating that healthcare professionals can fulfill a social role through dialogue. We conclude that partnerships between healthcare professionals and communication professionals, through consultation or joint production, could expand and optimize communication strategies, thereby strengthening Public Communication of Science. Through this study, we hope to encourage more healthcare professionals to engage in the dissemination of reliable content on digital social networks, and to stimulate further related studies using other methodologies and exploring correlated themes
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