Reflexões e proposta didática para auxiliar na superação da desafinação vocal
Resumo
Resumo: A busca pela afinação vocal ou a superação da desafinação é um tema que preocupa muitos professores de canto. A afinação para o cantor passa por uma questão de saúde física, emocional, habilidades musculares, percepção musical, entre outros fatores. Considerando a problematização acima, este trabalho traz como tema a desafinação vocal investigada a partir de obras consideradas como referência no estudo do canto. O objetivo geral foi analisar duas obras selecionadas a priori para esta investigação, destacando orientações que podem auxiliar na solução a dificuldade da desafinação e, na sequência, elaborar uma proposta didática com estratégias para motivar o estudante de canto a superar esse problema. A metodologia utilizada foi dividida em duas partes. A primeira consistiu na análise das duas obras selecionadas e a segunda, na elaboração de uma proposta didática para trabalhar com a desafinação vocal que foi avaliada por 3 especialistas na área da pedagogia do canto lírico (juízes independentes). Os resultados desse estudo indicaram que a proposta didática possuía exercícios com potencial para motivar e ajudar estudantes para trabalhar na superação da desafinação vocal Abstract: The pursuit of vocal tuning or overcoming off-key singing is a subject that concerns many music teachers. Vocal tuning for a singer involves aspects of physical health, emotional well-being, muscular skills, musical perception, among other factors. Considering the aforementioned issues, this study focuses on investigating vocal offkey singing through works considered as references in the field of vocal studies. The general objective was to analyze two works selected a priori for this investigation, highlighting guidelines that can help in solving the difficulty of out of tune and, subsequently, developing a didactic proposal with strategies to motivate singing students to overcome this problem. The methodology used was divided into two parts. The first consisted of analyzing the two selected works and the second, developing a didactic proposal to work with vocal out of tune, which was evaluated by 3 experts in the field of lyrical singing pedagogy (independent judges). The results of this study indicated that the didactic proposal had exercises with the potential to motivate and help students to work on overcoming vocal out of tune
Collections
- Dissertações [199]