Gestão da informação na comunidade : proposição de laboratório de criação de conteúdo no município de Jordânia/MG
Resumo
Resumo : O presente trabalho propõe uma iniciativa para impulsionar o comércio local no município de Jordânia/MG, com foco na proposição de um escritório-escola para produção de conteúdo em redes sociais. Pretende estabelecer como gestores municipais, professores, alunos e voluntários podem se unir para a implementação e operação desse laboratório dentro do Futuro.Lab.Social, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEBES). Discorre sobre a importância de estender a Gestão da Informação para além do ambiente acadêmico e corporativo, propondo uma abordagem prática para fortalecer o comércio local. Relaciona competências, Gestão da Informação, produção de conteúdo e redes sociais, de forma a estruturar um protocolo para o programa, compreendendo como as competências dos participantes podem ser alinhadas aos objetivos do escritório-escola. Para isso, adotou-se uma metodologia baseada na revisão de material sobre laboratórios de inovação e de casos correlatos, incluindo o estudo observacional do ambiente e das páginas oficiais. Abrange desde a seleção da escola pela prefeitura, definição de recursos, até a capacitação e atuação dos participantes, responsáveis por produzir conteúdo de divulgação do comércio local. Expõe os benefícios que podem ser aproveitados pelos envolvidos e pela comunidade a partir da iniciativa, e questiona sobre futuras adaptações deste projeto para implementação em outros municípios do país Abstract : This work proposes an initiative to boost local commerce in the municipality of Jordânia, Minas Gerais, focusing on the development of an office-school for the production of content on social networks. It aims to establish how municipal managers, teachers, students and volunteers can come together to implement and operate this laboratory within Futuro.Lab.Social, an initiative of the Brazilian Institute for Social Studies and Research (IBEBES). It discusses the importance of extending Information Management beyond the academic and corporate environment, proposing a practical approach to strengthening local commerce. It links competencies, Information Management, content production and social networks, in order to structure the protocol for the program, understanding how the participants’ competencies can be aligned with the objectives of the office-school. To do só, the methodology was adopted based on a review of material on innovation labs and related cases, including an observational study of the environment and the official pages. It covers everything from the selection of the school by the city council, the definition of resources, to the training and work of the participants, who are responsible for producing content to promote local commerce. It sets out the benefits that can be reaped by those involved and the community from the initiative, and asks about future adaptations of this project for implementation in other municipalities in the country
Collections
- Gestão da Informação [582]