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    Aquilo que corrompe o corpo tende a contaminar a alma : uma história da alimentação adventista no Brasil a partir do discurso da Revista Vida e Saúde (1939-2000)

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    R - T - LUANNA FERNANDA DA CRUZ BACH.pdf (7.529Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Bach, Luanna Fernanda da Cruz
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O discurso adventista sobre saúde é um dos traços mais distintivos dessa denominação, estando presente desde sua institucionalização na segunda metade do século XIX nos Estados Unidos. Como uma igreja que surge num contexto de transformações sociais e culturais específicas, a doutrina adventista é resultado de influências de outros movimentos que ganharam força a partir do final do século XVIII, como a reforma da saúde. Entre os elementos importantes dessa reforma que inspiraram o adventismo estava a alimentação saudável. Um mecanismo que já era amplamente utilizado por esses religiosos para divulgar suas crenças era a mídia impressa. Por isso, este foi o meio pelo qual começaram a promover sua mensagem de saúde. No Brasil, a partir de 1939 a Igreja Adventista, por meio da editora Casa Publicadora Brasileira, começa a publicar a revista Vida e Saúde. Sendo a revista mais longeva sobre o tema publicada no país, ela revela as características mais distintivas da mensagem adventista sobre estilo de vida saudável, mostrando como a denominação adaptou seu discurso sobre alimentação para o contexto brasileiro e também promoveu, de forma mais ampla, os chamados oito remédios naturais. Nossa tese se desenvolve a partir desse panorama, buscando compreender como Vida e Saúde divulgou, atualizou e adaptou o discurso sobre alimentação saudável para o Brasil do século XX. No primeiro capítulo, de caráter introdutório, fazemos uma revisão teórico-metodológica sobre a intersecção dos estudos históricos sobre alimentação, mídia e religião. No segundo, traçamos a rota do adventismo dos EUA ao Brasil, apresentando como ele se inseriu e se consolidou no país, bem como suas principais crenças em torno da mensagem da saúde. No terceiro capítulo, exploramos a relação entre o pecado e a transgressão presentes nos discursos religiosos cristãos, em especial no adventismo, e analisamos o discurso da revista sobre produtos intoxicantes, como o álcool e o fumo. No quarto capítulo, continuamos a análise da retórica intoxicante relacionada a alimentos como o açúcar, o café e a carne, mostrando como a revista buscou oferecer alternativas consideradas mais saudáveis ao público brasileiro. Por último, no quinto capítulo, apresentamos como esse discurso associou o ideal de alimentação saudável como parte de uma vida plena, mantendo um corpo e mente sãos, além da possibilidade de maior longevidade. Discutimos ainda o papel da revista na promoção dos produtos da empresa alimentícia adventista Superbom. Percebemos que o que está em jogo é a manutenção de uma identidade consolidada nos princípios religiosos estabelecidos desde o século XIX, pautando-se pela confiança inquestionável na bíblia e também nas interpretações da profetisa Ellen G. White. Investigamos quais foram as zonas de tensão, bem como as negociações estabelecidas com a cultura alimentar brasileira, buscando promover o estilo de vida saudável adventista, sem com isso declarar-se abertamente como uma revista religiosa. Argumentamos que o discurso sobre alimentação saudável promovido por meio de suas mídias impressas, em especial Vida e Saúde, se tornou o ponto de contato com o mundo para além de suas fronteiras denominacionais, uma vez que é promovido sem necessariamente declarar-se religioso
     
    Abstract: The Adventist discourse about health is one of the most distinctive features of this denomination, having been present since its institutionalization in the second half of the 19th century in the United States. As a church that emerged in a context of specific social and cultural transformations, the Adventist doctrine is the result of influences from other movements that gained strength from the end of the 18th century, such as health reform. Among the important elements of this reform that inspired Adventism was healthy eating. One mechanism that was already widely used by these religious to spread their beliefs was the printed media. Therefore, this was how they began to promote their health message. In Brazil, from 1939 onwards, the Adventist Church, through the publishing house Casa Publicadora Brasileira, released the magazine Vida e Saúde. As the longest-lived magazine on the subject published in the country, it reveals the most distinctive characteristics of the Adventist message about a healthy lifestyle, showing how the denomination adapted its discourse about food to the Brazilian context and also promoted, more broadly, the called eight natural remedies. Our thesis develops from this panorama, seeking to understand how Vida e Saúde disseminated, updated and adapted the discourse about healthy eating for 20th century Brazil. In the first chapter we make a theoretical-methodological review on the intersection of historical studies about food, media and religion. In the second, we trace the route of Adventism from the USA to Brazil, presenting how it entered and consolidated itself in the country, as well as its main beliefs around the health message. In the third chapter, we explore the relationship between sin and transgression present in Christian religious discourses, especially in Adventism, and we analyze the magazine's discourse on intoxicating products, such as alcohol and tobacco. In the fourth chapter, we continue the analysis of the intoxicating rhetoric related to foods such as sugar, coffee and meat, showing how the magazine sought to offer alternatives considered healthier to the Brazilian public. Finally, in the fifth chapter, we present how this discourse associated the ideal of healthy eating as part of a full life, maintaining a healthy body and mind, in addition to the possibility of greater longevity. We also discussed the magazine’s role in promoting the products of the Adventist food company Superbom. We realize that what is at stake is the maintenance of an identity consolidated in the religious principles established since the 19th century, guided by unquestionable trust in the Bible and also in the interpretations of the prophetess Ellen G. White. We investigated the areas of tension, as well as the negotiations established with Brazilian food culture, seeking to promote the healthy Adventist lifestyle, without openly declaring itself a religious magazine. We argue that the discourse on healthy eating promoted through its printed media, especially Vida e Saúde, has become the point of contact with the world beyond its denominational boundaries, since it is promoted without necessarily declaring itself religious
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94074
    Collections
    • Teses [163]

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