Gerontotecnologia educacacional audiovisual 2 D para pessoas idosas com queixa de dor torácica no contexto do serviço de urgência e emergencia
Resumo
Resumo: Objetivo: Desenvolver gerontotecnologia educacional (audiovisual 2D) relacionada ao atendimento de pessoas idosas com queixa de dor torácica no serviço de urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: 1) Pré-produção: embasamento teórico por meio da revisão integrativa e pesquisa de campo para caracterização das pessoas idosas com queixa de dor torácica atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para elaboração do roteiro do vídeo educacional; validação de conteúdo do roteiro pelos juízes especialistas, por meio do Instrumento de Validação do Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES); 2) Produção: desenvolvimento do storyboard e construção da gerontotecnologia educacional junto à empresa de produção de vídeos; 3) Pós-produção: avaliação do vídeo por meio do instrumento adaptado do Suitability Assessment of Materials (SAM), junto aos idosos com histórico e/ou queixa de dor torácica atendidos na UPA; registro do produto na Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e ampla divulgação. Resultados: 1) Pré-produção: compuseram o corpus da revisão integrativa 21 artigos, dos quais emergiram quatro categorias: caraterísticas do público-alvo; motivos que acarretam atraso no atendimento; diversidade de sinais e sintomas; e classificação de risco e exames complementares. A caracterização das pessoas idosas na pesquisa de campo apontou que dos 29 participantes, a maioria foi do sexo feminino (n=16; 55,2%), pele branca (n=19; 65,5%), cabelo liso (n=20; 69,0%) e grisalho (n=22; 75,9%), que apresentam peso adequado (n=12; 41,4%) e sobrepeso (n=12; 41,4%), aposentados (n=21; 72,4%) e casados (n=15; 51,7%). Todos relataram problema de saúde e faziam uso de medicação (n=29; 100%) e a maioria tratava hipertensão (n=25; 86,2%). A partir desses dados desenvolveu-se o roteiro, o qual foi enviado para 103 juízes especialistas, dos quais 20 responderam dentro do prazo estabelecido. O roteiro do vídeo educacional foi considerado adequado e validado (IVC=0,92), sendo acatadas as sugestões propostas; 2) Produção: o storyboard construído junto à empresa abrangeu o atendimento à pessoa idosa com queixa de dor torácica na UPA, foi composto por 37 cenas, nas quais interagem cinco personagens; após aprovação da versão final pelas pesquisadoras, prosseguiu-se com a animação e narração; 3) Pós-produção: o vídeo foi avaliado por 30 idosos com histórico e/ou queixa de dor torácica atendidos na UPA, cuja concordância foi de 99,60% e sem sugestões de alteração, prosseguindo-se com o Registro do produto na ANCINE e disponibilização na plataforma de vídeos YouTube® e mídias digitais. Conclusão: a gerontotecnologia educacional desenvolvida pode auxiliar na compreensão das pessoas idosas com queixa de dor torácica quanto ao atendimento prestado na UPA, reduzindo possíveis desconfortos e ansiedade diante da situação clínica. Essa tecnologia social possui potencial de replicabilidade para outros serviços de saúde, incluindo a atenção primária, dada a relevância para o esclarecimento das pessoas idosas e familiares quanto ao atendimento frente à queixa de dor torácica, bem como orientações para a promoção da saúde e prevenção de agravos. Abstract: Objective: To develop educational gerontotechnology (2D audiovisual) related to the care of elderly people complaining of chest pain in the emergency department. Methodology: This is methodological research, developed in three stages: 1) Pre-production: theoretical basis through integrative review and field research to characterize elderly people complaining of chest pain treated at the Emergency Care Unit, to prepare the script for the educational video; validation of the content of the script by expert judges, using the Health Educational Content Validation Instrument (IVCES); 2) Production: development of the storyboard and construction of educational gerontotechnology with the video production company; 3) Post-production: evaluation of the video using the instrument adapted from the Suitability Assessment of Materials (SAM), with elderly people with a history and/or complaint of chest pain treated at the Emergency Care Unit; registration of the product with the National Cinema Agency (ANCINE) and wide dissemination. Results: 1) Pre-production: the corpus of the integrative review comprised 21 articles, from which four categories emerged: characteristics of the target audience; reasons that lead to delay in service; diversity of signs and symptoms; and risk classification and complementary exams. The characterization of elderly people in the field research showed that of the 29 participants, the majority were female (n=16; 55.2%), white skin (n=19; 65.5%), straight hair (n= 20; 69.0%) and gray-haired (n=22; 75.9%), who are of adequate weight (n=12; 41.4%) and overweight (n=12; 41.4%), retired (n =21; 72.4%) and married (n=15; 51.7%). All reported health problems and were taking medication (n=29; 100%) and the majority were treating hypertension (n=25; 86.2%). From these data, the script was developed, which was sent to 103 expert judges, of which 20 responded within the established deadline. The educational video script was considered adequate and validated (content validity index = 0.92), and the proposed suggestions were accepted; 2) Production: the storyboard created with the company covered care for elderly people complaining of chest pain at the Emergency Care Unit, it was composed of 37 scenes, in which five characters interact; After approval of the final version by the researchers, animation and narration continued; 3) Post-production: the video was evaluated by 30 elderly people with a history and/or complaint of chest pain treated at the Emergency Care Unit, whose agreement was 99.60% and without suggestions for changes, continuing with the registration of the product at ANCINE and availability on the YouTube® video platform and digital media. Conclusion: The developed educational gerontotechnology can help elderly people with complaints of chest pain understand the care provided in the Emergency Care Unit, possible discomfort and anxiety regarding the clinical situation. This social technology has the potential to be replicated in other health services, including primary care, given its relevance for providing information to elderly people and their families regarding care for complaints of chest pain, as well as guidance for health promotion and prevention of aggravated chest pain.
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