A metacognição no processo de preparação de um clarinetista para um recital : uma autoetnografia
Resumo
Resumo: A metacognição pode ser descrita como a capacidade de compreender o nosso próprio processo de aprendizagem. É a ideia da regulação do próprio pensamento. A presente pesquisa busca contribuir com o avanço nos estudos dos processos metacognitivos para a performance, a partir do olhar do próprio intérprete, bem como com a inserção e utilização de ferramentas da área da administração para o planejamento e monitoramento do processo. Considerando os pontos apresentados, o objetivo desta pesquisa é verificar um processo de desenvolvimento de estudo de um clarinetista para a preparação de um recital, por meio de um estudo autoetnográfico, tendo como objetivos específicos: a) identificar os processos metacognitivos que possam contribuir para a preparação de um recital; b) aplicar estratégias metacognitivas em conjunto com ferramentas da área da administração que contribuam para a construção do recital; c) descrever o processo de estudo do clarinetista, baseado nas estratégias metacognitivas, aliadas as ferramentas elencadas; e d) analisar e avaliar o efeito da aplicação dessas estratégias no processo de construção do recital. Para tal, foi escolhida a metodologia da autoetnografia, uma vez que se pretende ter o músico como sujeito na pesquisa e entender o seu olhar para obter novos insights. Os resultados mostraram que a utilização das ferramentas administrativas auxiliou na preparação para o recital, principalmente pela estruturação e organização que elas trazem para o processo. Quanto a avaliação metacognitiva, ficou evidente o desnivelamento entre o conhecimento da cognição e a regulação da cognição, apontando melhorias na busca de novas soluções para os problemas encontrados durante os estudos. Este estudo possui relevância para área de educação musical, assim como para as práticas de performance musical Abstract: Metacognition can be described as the ability to understand our own learning process. It is the idea of regulating one's own thoughts. This research seeks to contribute to the advancement of studies on metacognitive processes for performance, from the perspective of the performer himself, as well as with the insertion and use of tools from the area of administration for planning and monitoring the process. Considering the points presented, the objective of this research is to verify a process of development of study of a clarinetist for the preparation of a recital, through an autoethnographic study, with the following specific objectives: a) to identify the metacognitive processes that can contribute to the preparation of a recital; b) to apply metacognitive strategies together with tools from the area of administration that contribute to the construction of the recital; c) to describe the study process of the clarinetist, based on the metacognitive strategies, combined with the tools listed; and d) to analyze and evaluate the effect of the application of these strategies in the process of construction of the recital. For this purpose, the autoethnography methodology was chosen, since the aim is to have the musician as the subject of the research and understand his/her perspective in order to obtain new insights. The results showed that the use of administrative tools helped in the preparation for the recital, mainly due to the structuring and organization that they bring to the process. Regarding the metacognitive assessment, the imbalance between knowledge of cognition and regulation of cognition was evident, indicating improvements in the search for new solutions to the problems encountered during the studies. This study is relevant to the area of music education, as well as to musical performance practices
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