Augustin Berque e a busca de outra ontologia para a Geografia
Resumo
Resumo: Há necessidade de outra ontologia para a geografia? Para Augustin Berque, a permanência da humanidade na Terra depende disso. O geógrafo e orientalista francês, desenvolveu ao longo de sua carreira uma proposta que superasse o dualismo moderno, esse que promove uma cisão entre sujeito e objeto, humanidade e Terra. Essa necessidade também preocupou outros estudiosos, no entanto, o caminho escolhido por Berque foi o de colocar em diálogo os pensamentos oriental e ocidental. De Leste para Oeste, parte de uma filosofia e modo de compreender o mundo oriental, principalmente japonês e chinês, para compor com sua própria visão de mundo e com o pensamento ocidental. Sua perspectiva particular e pouco usual no contexto da Geografia brasileira, pode contribuir para as pesquisas e debates que têm ocorrido, principalmente os de orientação fenomenológica. Ele propõe a mesologia como um paradigma ecumenal, permitindo que haja uma religação entre a humanidade e a extensão terrestre. Para tanto, constitui uma base sólida de pensamento, buscando fundamentos em diversos pensadores, com destaque para uma ontologia relacional em Watsuji Tetsurô, filósofo japonês, e a distinção entre Umwelt (milieu, meio, mundos próprios) e Umgebung (ambiente, extensão terrestre) em Jakob von Uexküll, estoniano considerado o precursor da etologia. A partir da leitura e investigação tanto da obra de Berque, como dos dois principais pensadores que lhe dão suporte, são apresentadas as principais noções de sua abordagem bem como os possíveis diálogos com a Geografia brasileira. Destaca-se a teoria da trajetividade como possibilidade de compreensão da própria constituição da realidade, onde o momento estrutural da existência humana se dá num vaivém, um movimento trajetivo entre a humanidade e seu meio, entre sujeito e objeto, físico e fenomenal. A partir da ontologia relacional proposta por Berque, pode-se compreender a trajeção como abertura de mundos e, a partir disso, rejeitar o dualismo moderno reconhecendo múltiplas Umwelten, múltiplas formas de relação entre a humanidade e seu meio e contribuir para o campo da Geografia Humanista Cultural. Abstract: Is there a need for another ontology for geography? In the view of Augustin Berque, the permanence of humanity on Earth depends on it. Throughout his career, the French geographer and orientalist has developed a proposal to overcome modern dualism, which promotes a scission between subject and object, humanity and the Earth. This need has also concerned other thinkers, but the path chosen by Berque was to bring Eastern and Western thought into dialogue. From East to West starts from a philosophy and way of understanding the Eastern world, mainly Japanese and Chinese, in order to combine it with his own worldview and Western thought. His particular perspective, unusual in the context of Brazilian Geography, can contribute to the research and debates that have been taking place, especially those with a phenomenological orientation. He proposes mesology as an ecumenal paradigm, allowing a reconnection between humanity and the earth's extension. Therefore, it forms a solid basis of thought, seeking foundations in various thinkers, with emphasis on a relational ontology in Watsuji Tetsurô, a Japanese philosopher, and the distinction between Umwelt (milieu, own worlds) and Umgebung (environment, terrestrial extension) in Jakob von Uexküll, an Estonian considered the precursor of ethology. By reading and investigating both Berque's work and the two main thinkers who support him, the main notions of his approach are presented, as well as possible dialogues with Brazilian Geography. The theory of trajectivity stands out as a possibility for understanding the very constitution of reality, where the structural moment of human existence takes place in a back and forth, a trajective movement between humanity and its milieu, between subject and object, physical and phenomenal. From the relational ontology proposed by Berque, it is possible to understand trajection as world openings and, from this, to reject modern dualism by recognizing multiple Umwelten, multiple forms of relationship between humanity and its milieu, and to contribute to the field of Cultural Humanist Geography.
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- Teses [133]