Perspectivas da educação ambiental : uma análise do curso de formação de professores em educação ambiental do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR)
Resumo
Resumo: As mudanças no meio ambiente podem ser percebidas por meio da observação das atividades humanas e suas consequências. Essas compreendem um conjunto de eventos e conduzem às crises ao redor do mundo. Contudo, a mudança de movimentos e percepções dependem de um fator muito importante, o conhecimento. Neste sentido, a busca de formação continuada de professores desempenha papel importante, complementando o conhecimento com temas atuais em ambientes formais e informais por meio da educação ambiental de maneira interdisciplinar, considerando o local onde a comunidade está inserida e as suas necessidades. O presente estudo teve como objetivo analisar como a formação de professores realizada pelo Programa Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) contribuiu nas concepções e práticas de educação ambiental dos participantes do curso de formação de professores em educação ambiental Marinha, explorando os caminhos, desafios e perspectivas no intervalo entre setembro de 2022 e junho de 2023. A pesquisa foi realizada pela análise de questionários desenvolvidos pela equipe do REBIMAR, sendo eles iniciais e finais. No total 168 pessoas se inscreveram no curso, porém, obteve-se o recorte de 37 participantes, os quais finalizaram o curso. Comparouse as respostas entre o início do programa e o final, observando assim as mudanças de percepção. Além disso, foram analisados os fóruns de discussões realizados em cada módulo do curso com seu respectivo tema abordado. Como resultado da pesquisa identificou-se que os cursistas compreenderam a importância da educação ambiental crítica para o ensino. Verificou-se o perfil destes educadores ambientais, que na sua maioria, eram da área de ciências biológicas, possuindo uma baixa porcentagem de concluintes. Durante os fóruns foi possível identificar falta de conhecimento sobre assuntos como a Mata Atlântica e ações realizadas pelo programa. Concluiu-se que de maneira geral a Educação Ambiental inserida nos meios sociais necessita muito trabalho e expansão de conhecimentos, sendo necessário desenvolver novos caminhos para que mais pessoas possam discutir este tema de maneira crítica Abstract: Environmental changes can be perceived by observing human activities and their consequences. They comprise a set of events and result in crisis around the world. However, changing actions and perceptions depends on a very important factor: knowledge. In this respect, the search for continuous formation of teachers acts to complement knowledge with current themes working on both formal and informal conditions through environmental education in an interdisciplinary way, considering the place in which community operates and its needs. The present study aimed to analyze how the Formation of Teachers of the Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) contributed to the conceptions and practices of environmental education of participants on the training course of the Educação Ambiental Marinha teachers’ formation, exploring paths, challenges and perspectives between September 2022 and June 2023. The research was carried out through the analysis of questionnaires developed by the REBIMAR team, both initial and final. In total, 168 people signed up for the course, but 37 participants, who completed the course, were selected to have their previous answers compared, thus observing their change in perception. Furthermore, the discussion forums held in each course module were analyzed with their respective topics covered.??As a result of the research, it was identified that the course participants understood the importance of critical environmental education for teaching. He verified the profile of these environmental educators, the majority of whom were from the biological sciences area, with a low percentage of graduates. During the forums, it was possible to identify lack of knowledge about subjects such as the Atlantic Forest and actions carried out by the program. It is concluded that in general, Environmental Education inserted in social environments requires a lot of work and expansion of knowledge, and it is necessary to develop new paths so that more people can discuss this topic in a critical way.
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