Promoção da saúde sexual e reprodutiva para adolescentes
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Schmidt, Talita Cristina de Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A adolescência é o período que compreende a segunda década de vida (10 -19 anos), marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial que impulsiona para demandas peculiares, como por exemplo expressão da sexualidade. Para que os adolescentes vivam a sexualidade com dignidade, precisam de acesso à promoção da saúde sexual e reprodutiva. Diante do exposto, esta pesquisa tem o objetivo geral de desenvolver produtos técnicos/ tecnológicos de promoção da saúde sexual e reprodutiva para adolescentes no âmbito da Atenção Primária em Saúde. Para alcançar o objetivo principal deste estudo, a abordagem qualitativa pesquisa-ação foi escolhida, desenvolvida no município de Mafra – SC em parceria com a Unidade de saúde da Família São Lourenço e Escola Municipal de ensino fundamental São Lourenço; tendo como público-alvo, os adolescentes do 9º ano. O estudo foi desenvolvido em 4 fases: 1. Fase Exploratória: que diz respeito ao diagnóstico da situação e das necessidades dos atores (adolescentes) por meio de Rodas de Conversas, 2. Fase de Planejamento onde foi desenvolvido 2 produtos técnicos/ tecnológicos (PTTs): tecnologia social (quatro oficinas de promoção da saúde sexual e reprodutiva para adolescentes) e curso de formação profissional com tema promoção da saúde sexual e reprodutiva para adolescentes, para profissionais de saúde e educação envolvidos na pesquisa. 3. Fase de Ação com a implementação dos PTTs. 4. Fase de Avaliação. A implementação das ações mostrou a importância de pensar ações estratégicas que contemplem a pluralidade das necessidades específicas dos adolescentes, promovendo atenção à saúde sexual e reprodutiva com olhar ampliado e integrado, atendendo às particularidades de cada região e cultura. Tal constatação fundamenta-se na proposta pedagógica de Paulo Freire (1996), o qual ressalta que a construção do conhecimento se faz a partir das interações e trocas de saberes, onde ninguém detém um completo saber, aprendemos uns com os outros permanentemente. As experiências desenvolvidas durante a pesquisa-ação podem ser multiplicadas tanto pelos profissionais da saúde quanto da educação, além de estudantes de cursos afins, de modo a orientar novas práticas educativas em espaços formais e informais e inspirar a criação de outras oficinas e cursos de formação profissional, com outros temas e finalidades. Abstract: Adolescence is the period comprising the second decade of life (10-19 years), marked by a complex process of growth and biopsychosocial development that leads to specific demands, such as the expression of sexuality. For adolescents to experience sexuality with dignity, they need access to sexual and reproductive health promotion. In view of the above, this research has the general objective of developing technical/technological products to promote sexual and reproductive health for adolescents within the scope of Primary Health Care. To achieve the main objective of this study, a qualitative action research approach was chosen, developed in the municipality of Mafra - SC in partnership with the São Lourenço Family Health Unit and the São Lourenço Municipal Elementary School; the target audience was 9th grade adolescents. The study was carried out in 4 phases: 1. Exploratory Phase: which concerns the diagnosis of the situation and the needs of the actors (adolescents) through Conversation Circles, 2. Planning Phase where 2 PTTs were developed: social technology (four workshops to promote sexual and reproductive health for adolescents) and a professional training course on the theme of promoting sexual and reproductive health for adolescents, for health and education professionals involved in the research. 3. Action phase with the implementation of the PTTs. 4. Evaluation phase. The implementation of the actions showed the importance of thinking up strategic actions that consider the plurality of adolescents' specific needs, promoting sexual and reproductive health care with a broad and integrated approach, considering the particularities of each region and culture. This finding is based on Paulo Freire's (1996) pedagogical proposal, which emphasizes that knowledge is built on interactions and exchanges of knowledge, where no one has complete knowledge, we learn from each other permanently. These experiences can be multiplied by both health and education professionals, as well as students from related courses, in order to guide new educational practices in formal and informal spaces and inspire the creation of other workshops and professional training courses, with other themes and purposes.
Collections
- Dissertações [33]