Design da informação em ambiente digital para pessoas autistas : uma análise na Plataforma UFPRAberta
Resumo
Resumo : Esta pesquisa analisa o Design da informação em ambientes digitais, com foco nas necessidades de acessibilidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal é avaliar o impacto desse Design na experiência digital de pessoas autistas, considerando suas sensibilidades sensoriais e os desafios enfrentados em interações online. A metodologia baseia-se em uma pesquisa aplicada, iniciando com um estudo bibliográfico sobre as demandas sensoriais do TEA, os princípios do Design da informação e as diretrizes de acessibilidade. A partir dessa base, foi realizada uma avaliação de um curso da plataforma UFPRAberta, utilizando o Guia de Recomendações de Acessibilidade de Interfaces Web com Foco em Aspectos do Autismo (GAIA), que apresenta estratégias para a criação de ambientes educacionais acessíveis a indivíduos autistas. A pesquisa reforça a relevância de considerar as particularidades cognitivas e sensoriais de pessoas com TEA no Design da informação, contribuindo para o desenvolvimento de ambientes digitais mais inclusivos e funcionais. Os resultados destacam a importância de diretrizes de acessibilidade e apontam elementos que podem ser implementados no curso analisado Abstract : This research analyzes information design in digital environments, focusing on accessibility needs for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). The primary objective is to assess the impact of such design on the digital experience of autistic individuals, considering their sensory sensitivities and the challenges they face in online interactions. The methodology is based on applied research, starting with a literature review on ASD sensory demands, information design principles, and accessibility guidelines. Based on this foundation, an evaluation of a course from the UFPRAberta platform was conducted using the Guide for Accessibility Recommendations for Web Interfaces with a Focus on Autism (GAIA), which offers strategies for creating educational environments accessible to autistic individuals. The study emphasizes the importance of considering the cognitive and sensory particularities of individuals with ASD in information design, contributing to the development of more inclusive and functional digital environments. The results underline the significance of accessibility guidelines and identify elements that can be implemented in the analyzed course
Collections
- Gestão da Informação [582]