Associação entre habilidades auditivas e funções cognitivas em escolares nascidos a termo e pré-termo
Resumo
Resumo: Ouvir é uma atividade mental que depende de uma série de processos que ocorrem no sistema auditivo periférico e central. Alterações nestes sistemas podem trazer prejuízos na compreensão das informações auditivas e tornar vulnerável aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Diferentes condições biológicas e ambientais podem interferir no desenvolvimento infantil, sendo consideradas fatores de risco para o neurodesenvolvimento. O nascimento pré-termo é um dos fatores de risco que pode afetar a maturação cerebral e impactar no desenvolvimento das habilidades auditivas e das funções cognitivas, acarretando prejuízos em diferentes situações de vida diária. O objetivo desta pesquisa é verificar possíveis associações entre as habilidades auditivas e as funções cognitivas, e comparar o desempenho auditivo e cognitivo em crianças nascidas a termo e pré-termo (<37 semanas). Participaram deste estudo 58 escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 8 anos e 0 meses e 11 anos e 11meses, regularmente matriculadas no Ensino Fundamental, e escolares em acompanhamento no Ambulatório de Neuropediatria do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas. Para investigar as habilidades auditivas foram utilizados os testes: Masking Level Difference, Gaps In Noise, Teste de Padrão de Frequência e Dicótico de Dígitos, e para verificar as funções cognitivas foram utilizados os instrumentos: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - IV, Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada, Teste dos Cinco Dígitos, Teste Hayling Infantil e Behavior Rating Inventory of Executive Function. Os resultados obtidos no estudo de correlação demonstram 34 associações significantes entre habilidades auditivas e funções cognitivas: resolução temporal e funções executivas; ordenação/sequência temporal e integração e separação binaural, atenção auditiva sustentada, memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, sendo que a integração binaural também teve associação com inteligência. Ao comparar o desempenho em testes auditivos não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os escolares nascidos a termo e pré-termo, porém constatou-se tendência para a habilidade de resolução temporal (orelha direita =0,088; orelha esquerda =0,155). Não foram encontradas diferenças significantes nos testes cognitivos, com exceção da flexibilidade cognitiva (=0,033) e da tendência para o índice de memória operacional da escala Wechsler de Inteligência para crianças (=0,052). Foram identificadas algumas associações entre as habilidades auditivas e o funcionamento cognitivo em crianças nascidas a termo. Nas crianças nascidas pré-termo o número de associações foi pequeno, sendo que algumas foram inesperadas. Concluindo, as associações encontradas entre as funções cognitivas e habilidades auditivas reforçam a necessidade de investigação dos aspectos cognitivos para o diagnóstico diferencial do transtorno do processamento auditivo central. Nesta amostra, crianças nascidas a termo apresentam dificuldade de flexibilidade cognitiva, e crianças prematuras tendem a apresentar prejuízo na habilidade auditiva de resolução temporal e memória operacional. Considerando o impacto negativo desses déficits no desempenho escolar, é importante monitorar o desenvolvimento destas funções e intervir precocemente para amenizar os possíveis prejuízos nas diferentes situações de vida diária dos escolares. As associações entre o desempenho auditivo e o funcionamento cognitivo em crianças nascidas a termo é evidente, porém, nos prematuros, precisam ser melhor compreendidas com a realização de futuras pesquisas sobre este tema. Abstract: The ability of hearing is a mental activity that depends on a series of processes that occur in the peripheral and central auditory system. Alterations in these systems can impair the understanding of auditory information and make cognitive, social and emotional aspects vulnerable. Different biological and environmental conditions may interfere with a child's development and are considered risk factors for neurodevelopment. Preterm birth is one of the risk factors that can affect brain maturation and impact on the development of hearing abilities and cognitive functions, causing losses in different situations of daily life. The objective of this study is to verify possible associations between auditory abilities and cognitive functions and to compare auditory and cognitive performances in children born to term and preterm (<37 weeks). Fifty-eight schoolchildren of both genders, aged 8 years and 0 months and 11 years and 11 months, regularly enrolled in Elementary School, and schoolchildren in attendance at the Neuropediatric Outpatient Clinic of the Neuropediatric Center at the Hospital de Clínicas (Curitiba/Brazil) participated in this study. In order to investigate the hearing abilities, the following tests were used: Masking Level Difference, Gaps In Noise, Pitch Pattern Sequence Test and Dichotic Digits Test; and to verify the cognitive functions were used the following instruments: Wechsler Intelligence Scale for Children-IV, Attention Continuous Performance Test, Five Digit Test, Child Hayling Test, and Behavior Rating Inventory of Executive Function. The results obtained in the correlation study demonstrate 34 significant associations between auditory abilities and cognitive functions: temporal resolution and executive functions; ordering/temporal sequence and integration and binaural separation, sustained auditory attention, operational memory, inhibitory control, and cognitive flexibility, and binaural integration was also associated with intelligence. When comparing performance in hearing tests, no statistically significant differences were found between full-term and pre-term schoolchildren, but a trend toward temporal resolution ability (right ear = 0.088; left ear = 0.155) was found. No significant differences were found in cognitive tests, except for cognitive flexibility (= 0.033) and trend for the Wechsler Intelligence Scale for children (= 0.052). Some associations between auditory abilities and cognitive functioning in term-born children were identified. In children born preterm, the number of associations was small, and some were unexpected. In conclusion, the associations found between cognitive functions and auditory abilities reinforce the need to investigate cognitive aspects for the differential diagnosis of central auditory processing disorder. In this sample, term-born children present difficulty in cognitive flexibility, and premature children tend to present impairment in the auditory ability of temporal resolution and operational memory. Considering the negative impact of these deficits on school performance, it is important to monitor the development of these functions and intervene early to mitigate possible losses in the different situations of the daily life of schoolchildren. The associations between auditory performance and cognitive functioning in full-term children are evident, however, in premature infants, they need to be better understood by conducting future research on this topic.
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