A dimensão sonora e o lugar da escuta no desenvolvimento territorial sustentável
Resumo
Resumo: Esta pesquisa surge do interesse pelo aspecto sensorial e afetivo na relação com o território, com a pergunta: a partir do estudo da Ecologia Acústica, como o(a) pesquisador(a) pode usar a escuta para um reconhecimento sensível de territórios? O objetivo geral do trabalho é discutir fundamentos e experiências práticas elaboradas para inclusão de uma escuta sensível em abordagens de investigação, reconhecimento e sensibilização territorial no que tange aos processos vinculados ao Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS). Ela insere-se na lacuna reproduzida pelo fazer científico moderno: a insistência em boicotar o corpo e seus sentidos na produção de conhecimentos; ignorando a potência desse aspecto na experiência tanto do(a) investigador(a) quanto do mundo investigado. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apresentamos a diversidade de áreas que dialogam com o estudo do universo sonoro e da ecologia acústica e discutimos a valorização do sentir, dos sentidos e da percepção na produção de conhecimentos. Nos resultados da pesquisa de campo, em "Passeio sonoro e sensitivo nas brechas da urbanidade em Curitiba" mostramos como pesquisadores (as) podem ampliar suas capacidades no manejo da própria atenção e estender os próprios sentidos para entrar em contato profundo com o entorno no dia-a-dia. Em "Reconhecimento sensível do território e Saberes Locais no bairro Itapema de Antonina", descrevemos e discutimos um processo de cartografia de Sítios Simbólicos de Pertencimento e dos afetos territoriais presentes nas falas dos moradores. Por fim, em "Mediação online de escuta com turma de Agroecologia", através da metodologia e resultados apresentados, indicamos como o pesquisador(a) pode induzir, em práticas coletivas, a ampliação da percepção sobre os elementos sonoros do ambiente, explorando uma escuta guiada por comandos diversos e conduzindo a reflexões sobre a experiência auditiva, sensorial e afetiva em relação ao entorno, bem como sobre as relações ecológicas presentes na dimensão sonora do lugar estudado. Para pesquisas futuras, sugerimos a incorporação de práticas de escuta como ferramentas auxiliares em projetos de grupos multidisciplinares, com propósito de aprofundar o planejamento participativo de ações em DTS. Sugerimos também a elaboração coletiva e criativa de roteiros sonoros para turismo ecológico e educativo, envolvendo expressões sonoras culturais e ambientais das comunidades envolvidas. Abstract: This research arises from the interest in the sensory and affective aspect in the relationship with the territory, with the question: from the study of Acoustic Ecology, how can the researcher use listening for a sensitive recognition of territories? The general objective of the work is to discuss foundations and practical experiences elaborated for the inclusion of sensitive listening in approaches to research, recognition and territorial sensitization with regard to processes linked to Sustainable Territorial Development (STD). It fits into the gap reproduced by modern scientific practice: the insistence on boycotting the body and its senses in the production of knowledge; ignoring the power of this aspect in the experience of both the researcher and the investigated world. Based on a bibliographic research, we present the diversity of areas that dialog with the study of the sound universe and acoustic ecology and discuss the valorization of feeling, senses and perception in the production of knowledge. In the results of the field research, in "Sound and sensory walk in the gaps of urbanity in Curitiba" we show how researchers can expand their capacities in the management of their own attention and extend their own senses to get in deep contact with the surroundings in everyday life. In "Sensitive recognition of the territory and local knowledge in the Itapema neighborhood of Antonina", we describe and discuss a process of mapping Symbolic Sites of Belonging and territorial affections present in the residents' speeches. Finally, in "Online mediation of listening with Agroecology class", through the methodology and results presented, we indicate how the researcher can induce, in collective practices, the expansion of perception about the sound elements of the environment, exploring a listening guided by various commands and leading to reflections on the auditory, sensory and affective experience in relation to the surroundings, as well as on the ecological relations present in the sound dimension of the place studied. For future research, we suggest the incorporation of listening practices as auxiliary tools in multidisciplinary group projects, with the purpose of deepening the participatory planning of STD actions. We also suggest the collective and creative elaboration of sound itineraries for ecological and educational tourism, involving cultural and environmental sound expressions of the communities involved.
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