Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMocellin, Ronei Clécio, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherCalazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorKasprik, Lucas de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T18:02:23Z
dc.date.available2024-12-19T18:02:23Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93881
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellinpt_BR
dc.descriptionCoorientador(a): Prof(a). Dr(a). Veronica Ferreira Bahr Calazanspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 17/07/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Uma narrativa distorcida amplamente divulgada da história da ciência é a de que, entre os séculos XVII e XVIII houve uma disputa acirrada entre as teorias corpuscular e ondulatória para a luz, respectivamente representadas pelas figuras de Isaac Newton e Christiaan Huygens. Na presente dissertação, a partir da exposição e análise dos trabalhos ópticos de Huygens e Newton e das cartas trocadas entre os dois, além da repercussão de suas obras durante os séculos XVII e XVIII, buscou-se desconstruir esta narrativa ao mesmo tempo em que se reconstruía o debate que de fato ocorreu na época, centrado principalmente na repercussão que sucedeu a publicação da Nova Teoria sobre a luz e cores de Newton em 1672, protagonizada principalmente por Newton, Huygens, Hooke e Pardies. A exposição das obras dos autores foi feita de forma comparativa, sendo expostos somente os fenômenos que foram abordados por ambos, sendo também analisadas as semelhanças e diferenças na metodologia dos pensadores, que ajudam na contextualização da participação de ambos no referido debate.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A widely disseminated distorted narrative of the history of science is that, between the 17th and 18th centuries, there was a fierce dispute between the corpuscular and wave theories of light, respectively represented by Isaac Newton and Christiaan Huygens. In this dissertation, through the exposition and analysis of the optical works of Huygens and Newton and the letters exchanged between them, as well as the reception of their optical works during the 17th and 18th centuries, we sought to deconstruct this narrative while reconstructing the debate that actually took place at the time, mainly centered on the repercussions following the publication of Newton's New Theory on Light and Colors in 1672, led primarily by Newton, Huygens, Hooke, and Pardies. The exposition of the authors' works was done comparatively, focusing only on the phenomena addressed by both, and also analyzing the similarities and differences in the methodologies of the thinkers, which help contextualize their participation in the aforementioned debate.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNewton, Isaac, Sir, 1642-1727pt_BR
dc.subjectHuygens, Christiaan, 1629-1695pt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectFilosofia da cienciapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleNewton vs Huygens : desmistificando a óptica dos séculos XVII e XVIIIpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples