Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado Júnior, Cláudio de Sá, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorManoel Junior, Marcos Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T13:50:06Z
dc.date.available2024-12-17T13:50:06Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93790
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 26/04/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação visa analisar as diversas representações de cunho nacionalistas presentes no jogo eletrônico: Valiant Hearts — The Great War (2014). Lançado na França como parte das comemorações do centenário da Primeira Guerra Mundial, o jogo apresenta em seu enredo símbolos que remetem a um sentimento nacionalista republicano. Dentro do campo da História Cultural discute-se o jogo Valiant Hearts — The Great War e como a historiografia pode compreender os videogames como fonte histórica, abrindo possibilidade para o estudo de imaginários recentes sobre a Primeira Guerra Mundial e como as produções recentes sobre o conflito influenciaram na produção do game. Os videogames são objetos que correlacionam mídias e significados capazes de representar e simular histórias e narrativas em espaços digitais, criando de certo modo, uma nova realidade. E essa realidade está dotada de imaginários e significados, que produzem discursos e representações a partir das concepções de seus próprios desenvolvedores acerca dos contextos históricos apresentados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to analyze the various nationalist representations present in the electronic game Valiant Hearts: The Great War (2014). Released in France as part of the centennial commemorations of the First World War, the game features symbols in its narrative that evoke a republican nationalist sentiment. Within the field of Cultural History, the game Valiant Hearts: The Great War is discussed, and how historiography can understand video games as historical sources, opening the possibility for the study of recent imaginaries about the First World War and how recent productions about the conflict influenced the game's creation. Video games are objects that correlate media and meanings capable of representing and simulating histories and narratives in digital spaces, thereby creating a new reality. This reality is imbued with imaginaries and meanings, producing discourses and representations based on the developers' own conceptions of the historical contexts presented.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectGuerra Mundial, 1914-1918pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleMémoires de la Grande Guerre : as representações nacionalistas e o imaginário sobre a Primeira Guerra Mundial no game Valiant Heart - The Great Warpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples