Mémoires de la Grande Guerre : as representações nacionalistas e o imaginário sobre a Primeira Guerra Mundial no game Valiant Heart - The Great War
Resumo
Resumo: Essa dissertação visa analisar as diversas representações de cunho nacionalistas presentes no jogo eletrônico: Valiant Hearts — The Great War (2014). Lançado na França como parte das comemorações do centenário da Primeira Guerra Mundial, o jogo apresenta em seu enredo símbolos que remetem a um sentimento nacionalista republicano. Dentro do campo da História Cultural discute-se o jogo Valiant Hearts — The Great War e como a historiografia pode compreender os videogames como fonte histórica, abrindo possibilidade para o estudo de imaginários recentes sobre a Primeira Guerra Mundial e como as produções recentes sobre o conflito influenciaram na produção do game. Os videogames são objetos que correlacionam mídias e significados capazes de representar e simular histórias e narrativas em espaços digitais, criando de certo modo, uma nova realidade. E essa realidade está dotada de imaginários e significados, que produzem discursos e representações a partir das concepções de seus próprios desenvolvedores acerca dos contextos históricos apresentados. Abstract: This dissertation aims to analyze the various nationalist representations present in the electronic game Valiant Hearts: The Great War (2014). Released in France as part of the centennial commemorations of the First World War, the game features symbols in its narrative that evoke a republican nationalist sentiment. Within the field of Cultural History, the game Valiant Hearts: The Great War is discussed, and how historiography can understand video games as historical sources, opening the possibility for the study of recent imaginaries about the First World War and how recent productions about the conflict influenced the game's creation. Video games are objects that correlate media and meanings capable of representing and simulating histories and narratives in digital spaces, thereby creating a new reality. This reality is imbued with imaginaries and meanings, producing discourses and representations based on the developers' own conceptions of the historical contexts presented.
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