• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto Ágora : uma experiência de pensar em público a partir da sala de aula

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RAFAEL PIRES DE MELLO.pdf (3.269Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Mello, Rafael Pires de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação explora uma prática pedagógica que se baseia nos conceitos de ideologia e alienação, conforme desenvolvidos por Karl Marx e Friedrich Engels, para compreender a realidade educacional brasileira. Inicialmente, traça-se a história desses conceitos, destacando sua relevância na análise crítica da sociedade. Em seguida, o texto examina a situação da educação no Brasil, revelando como essas noções podem ser aplicadas para compreender suas estruturas e dinâmicas. A prática pedagógica proposta consiste na utilização desses conceitos para analisar e interpretar a vida cotidiana dos estudantes. Os alunos são incentivados a produzir textos dissertativos, nos quais aplicam os conceitos de ideologia e alienação na análise de objetos de seu cotidiano, revelando as relações de poder e as formas de dominação presentes em diferentes aspectos de suas vidas. Além da base teórica de Marx e Engels, esta dissertação também se apoia nas contribuições de Paulo Freire, especialmente em sua "Pedagogia do Oprimido", que oferece insights valiosos sobre a prática educacional emancipatória. Outro autor relevante é Felipe Ceppas, cujo conceito de antropofagia na cultura proporciona uma perspectiva única sobre a formação cultural brasileira e suas implicações para a educação. Ao final, esta dissertação propõe uma reflexão sobre o papel transformador da educação, destacando a importância de uma abordagem crítica e emancipatória que permita aos estudantes não apenas compreender, mas também desafiar e transformar as estruturas de poder presentes na sociedade.
     
    Abstract: This dissertation explores a pedagogical practice based on the concepts of ideology and alienation as developed by Karl Marx and Friedrich Engels, to understand the reality of Brazilian education. Initially, it traces the history of these concepts, highlighting their relevance in the critical analysis of society. The text then examines the state of education in Brazil, revealing how these notions can be applied to comprehend its structures and dynamics. The proposed pedagogical practice involves using these concepts to analyze and interpret the everyday lives of students. Students are encouraged to produce dissertative texts in which they apply the concepts of ideology and alienation to analyze objects from their daily lives, revealing power relations and forms of domination present in different aspects of their lives. In addition to the theoretical foundation of Marx and Engels, this dissertation also draws on the contributions of Paulo Freire, particularly his "Pedagogy of the Oppressed," which offers valuable insights into emancipatory educational practice. Another relevant author is Felipe Ceppas, whose concept of cultural cannibalism provides a unique perspective on Brazilian cultural formation and its implications for education. In conclusion, this dissertation proposes a reflection on the transformative role of education, emphasizing the importance of a critical and emancipatory approach that allows students not only to understand but also to challenge and transform the power structures present in society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93714
    Collections
    • Dissertações [194]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV