Duas abordagens ao problema da história : uma leitura das continuidades e das rupturas da filosofia de Merleau-Ponty
Resumo
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o conceito de história na primeira fase do pensamento de Maurice Merleau-Ponty. Nela acompanhamos a maneira como o filósofo aborda o tema a partir de dois registros. De um lado, a partir do problema da unidade e da diferença do fenômeno humano. De outro, a partir do problema do sentido na história, ou então, da filosofia da história. Nosso objetivo é seguir o desenvolvimento dos problemas relativos ao mundo sócio-histórico desde seus fundamentos, a saber, desde o esforço merleaupontiano de inserir a consciência no mundo e apresentá-la como consciência encarnada. Para tanto, selecionamos desde as duas primeiras grandes obras do período - A Estrutura do Comportamento e a Fenomenologia da Percepção – até os escritos políticos reunidos em Sens et non-sens e a obra Humanismo e Terror. A leitura conjunta dessa miríade de textos –apesar de longos - foram recortados a fim de contribuir ao nosso problema. Dessa forma, a questão que se busca indicar é se, abordando o mundo histórico como meio dado a partir de uma produtividade humana que insere uma ruptura em relação ao dado natural, o pensamento de Merleau-Ponty desenvolve uma filosofia da história, constituída aquém da universalidade e racionalidade absoluta dos acontecimentos do mundo. Por fim, ao entender que os problemas postos não podem ser de todo resolvidos pelos quadros conceituais da primeira fase, indicamos o modo como as mesmas questões passam a ser tratadas nos anos que imediatamente se seguem, agora a partir da ideia de instituição. Abstract: This research focuses on the concept of history in the early stage of Maurice Merleau-Ponty's thought. It traces the philosopher's approach to the subject through two registers. On one hand, it explores the issue of unity and difference in the human phenomenon. On the other hand, it delves into the problem of meaning in history or the philosophy of history. Our aim is to follow the development of problems relating to the socio-historical world from their foundations, namely, from the Merleau-Pontian effort to insert consciousness into the world and present it as incarnated consciousness. To achieve this, the study selects texts from the two initial major works of this period - The Structure of Behavior and Phenomenology of Perception - to the political writings gathered in Sense and Non-Sense and the work Humanism and Terror. Despite their length, a careful reading of these myriad texts has been excerpted to contribute to the research problem. In this way, the question that we search to indicate is whether, approaching the historical world as a means given from a human productivity that inserts a rupture in relation to the natural being, Merleau-Ponty's thought develop a philosophy of history constituted below the universality and absolute rationality of world events. Finally, understanding that the problems posed cannot be completely resolved by the conceptual frameworks of the early stage, the study indicates how these same issues are addressed in the immediate years that follow, now from the perspective of the idea of institution.
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