Desafios de reprovação e evasão no curso de engenharia mecânica da UFPR : análise de dados e proposta de melhoria
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Nascimento, Dhyellen Larissa da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) prioriza o ensino público de excelência e busca aperfeiçoar seus programas acadêmicos para formar profissionais altamente capacitados e dedicados em suas respectivas áreas. A graduação em Engenharia Mecânica desempenha um papel fundamental na preparação de profissionais competentes para lidar com as rápidas mudanças tecnológicas. No entanto, o curso enfrenta desafios significativos, como altas taxas de reprovação e desistência dos alunos, o que pode acarretar prejuízos financeiros para os departamentos envolvidos. Para abordar essas questões e propor soluções eficazes, este estudo propõe a utilização do método Lean Six Sigma, visando analisar os principais motivos por trás das reprovações e desistências, reduzir a evasão e aprimorar a experiência dos estudantes. O objetivo é entender os aspectos associados a esses problemas dentro do contexto da graduação em Engenharia Mecânica na UFPR e identificar medidas para enfrentá-los com êxito