Proposta sobre o estudo de otimização no ensino médio
Resumo
Resumo : O objetivo deste trabalho é trazer uma proposta acessível sobre o estudo de otimização, sem a necessidade da utilização do Cálculo Diferencial, para o professor e para o aluno do Ensino Médio. As abordagens dos conceitos de otimização de função quadrática e desigualdades das médias são realizadas com a introdução de uma situação-problema e sua resolução no decorrer da apresentação do conteúdo. O conceito de programação linear é apresentado com fatos históricos, conteúdos, resolução de problema e solução gráfica. Ao final do trabalho, é apresentado uma proposta de sequência didática para o professor de Matemática utilizando o GeoGebra como importante ferramenta para o aprendizado Abstract : The objective of this work is to provide an accessible proposal for the study of optimization without the need for the use of Differential Calculus for both the teacher and the high school student. The approaches to the concepts of quadratic function optimization and inequalities of means are carried out by introducing a problem situation and its resolution throughout the presentation of the content. The concept of linear programming is presented with historical facts, content, problem-solving, and graphical solution. At the end of the work a proposed didactic sequence is presented for the Mathematics teacher using GeoGebra as an important tool for learning
Collections
- Matemática [72]