Matematiquês na Libras, como funciona?
Resumo
Resumo : No presente trabalho, temos como motivação a busca em artigos, teses, monografias entre outras pesquisas bibliográficas, responder o seguinte questionamento: como funciona o ensino da matemática, com seus códigos, símbolos e lógicas, na língua de sinais, em específico, na Libras. Os sinais são inventados na hora? É possível um intérprete ouvinte criar sinais para ensinar os estudantes? Existe mais de um sinal que signifique a mesma coisa? Existe regionalismo como na língua oral? Essas e outras perguntas que norteiam o questionamento principal serão respondidas ao longo desse trabalho. Iniciando com a segregação entre língua e linguagem, em seguida, será abordado sobre a linguagem matemática, será comentado brevemente sobre as metodologias usadas em sala de aula com turmas de estudantes apenas ouvintes; ouvintes e surdos - acompanhados de intérpretes e sem o acompanhamento de intérpretes. Por fim, o trabalho trará as respostas para os questionamentos, relacionando entre a língua oral, a língua de sinais e a linguagem matemática, como é ensinado matemática em sala de aula e quais são as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pelo professor. Adicionalmente, o presente trabalho acompanha de algumas ferramentas suporte para o professor ouvinte, em que ele poderá usufruir para auxiliar em suas demandas e ajudar estudantes surdos em sua aprendizagem. Pois entendemos que o professor às vezes acaba por negligenciar a aprendizagem do estudante não por discriminação ou preconceito, mas sim por falta de ferramenta, suporte e apoio escolar. Entendemos que na época escolar dos professores, não havia esse tipo de preparo e que infelizmente os professores veem a necessidade desse auxílio para melhorar o aprendizado de seus estudantes, na prática e no dia a dia escolar Abstract : In the present work, we are motivated to search in articles, theses, monographs and other bibliographic researches, to answer the following question: how does the teaching of mathematics work, with its codes, symbols and logics, in sign language, specifically, in Libras. Are the signs made up on the spot? Is it possible for a listening interpreter to create signs to teach students? Is there more than one sign that means the same thing? Is there regionalism as in oral language? These and other questions that guide the main question will be answered throughout this work. Starting with the segregation between language and language, then it will be addressed about the mathematical language, it will be briefly commented on the methodologies used in the classroom with classes of students only hearing; hearing and deaf - accompanied by interpreters and without the accompaniment of interpreters. Finally, the work will bring the answers to the questions, relating between oral language, sign language and mathematical language, how mathematics is taught in the classroom and what are the difficulties faced by students and teachers. In addition, the present work is accompanied by some support tools for the hearing teacher, which he can use to assist in his demands and help deaf students in their learning. Because we understand that the teacher sometimes ends up neglecting the student's learning not because of discrimination or prejudice, but because of a lack of tools, support and school support. We understand that in the teacher's school days, there was no such preparation and that unfortunately teachers see the need for this help to improve the learning of their students, in practice and in the school day-to-day.
Collections
- Matemática [72]