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dc.contributor.advisorBenthien, Rafael Faraco, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorGorte, Gabriel Henrique Sydorakpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T23:30:37Z
dc.date.available2024-12-06T23:30:37Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93613
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Faraco Benthienpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 22/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como tema o debate público ocorrido na França, entre os anos de 1830 e 1848, sobre as políticas educacionais atinentes à educação primária e à educação secundária. Os protagonistas do evento foram os Doctrinaires e os Católicos Liberais, grupos religiosos, filosóficos e políticos que empregaram uma gama variada de topoi argumentativos e teóricos para defenderem suas posições e atacarem o adversário na imprensa e nos debates parlamentares sobre os projetos de lei relativos à questão. Percebe-se que o debate se estruturou em torno de certos topoi discursivos e ideias filosóficas e políticas muito particulares, como "Panteísmo", "liberdades da Igreja Galicana" e "lei natural". O objetivo aqui é compreender porque o debate sobre as políticas educacionais se estruturou precisamente em torno destas ideias e não outras que compunham o léxico filosófico e jurídico na França pós-revolucionária. Para tanto, se indagará como formaram-se os grupos em disputa, qual era a conjuntura social ampla em que os Doctrinaires e os Católicos Liberais utilizaram tais ideias, e como estas ideias foram construídas ao longo dos três séculos anteriores, dando-lhes a dita centralidade para o debate educacional da Monarquia de Julho. Utilizar-se-á nesta pesquisa os aportes teóricometodológicos da Escola de Cambridge e da Sociologia do Conhecimento para avaliarmos os fatores sociais que influem no uso político de ideias e conceitos por grupos ou indivíduos em disputa e para compreender como o próprio conteúdo das ideias na história se transmuta através de contextos temporais e espaciais diversos. Ao longo da análise, descobriu-se que as "liberdades da Igreja Galicana" foram construídas em função das disputas políticas que remontam ao Concílio de Constança, às Guerras de Religião e à controvérsia entre jansenistas e o episcopado galicano no século XVIII; por sua vez, as ideias de "Panteísmo" e "lei natural" surgiram a partir da crise de consciência do século XVII, e foram elaboradas por diferentes grupos de pensamento, alguns deles, como os panteístas anglo-neerlandeses, muito pouco mencionados pela historiografia, embora tenham tido um impacto significativo sobre as Revoluções Burguesas e a construção da sociedade contemporânea. Com esta pesquisa, pretende-se ampliar e estimular a historiografia nacional sobre o Iluminismo e as Revoluções Burguesas, cujos estudos e grupos de pesquisa ainda são pouco numerosos no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation focuses on the public debate that took place in France between 1830 and 1848 on educational policies related to primary and secondary education. The protagonists of the event were the Doctrinaires and the Liberal Catholics, religious, philosophical and political groups that used a wide range of argumentative and theoretical topoi to defend their positions and attack their opponents in the press and in parliamentary debates on bills related to the issue. It is clear that the debate was structured around certain discursive topoi and very particular philosophical and political ideas, such as "Pantheism", "liberties of the Gallican Church" and "natural law". The objective here is to understand why the debate on educational policies was structured precisely around these ideas and not others that made up the philosophical and legal lexicon in post-revolutionary France. To this end, we will investigate how the groups in dispute were formed, what was the broad social context in which the Doctrinaires and Liberal Catholics used these ideas, and how these ideas were constructed over the previous three centuries, giving them the so-called centrality to the educational debate of the July Monarchy. This research will use the theoretical and methodological contributions of the Cambridge School and the Sociology of Knowledge to evaluate the social factors that influence the political use of ideas and concepts by groups or individuals in dispute and to understand how the very content of ideas in history is transmuted through different temporal and spatial contexts. Throughout the analysis, we discovered that the "liberties of the Gallican Church" were constructed based on political disputes dating back to the Council of Constance, the Wars of Religion, and the controversy between the Jansenists and the Gallican episcopate in the 18th century; In turn, the ideas of "Pantheism" and "natural law" emerged from the crisis of conscience of the 17th century, and were developed by different groups of thought, some of them, such as the AngloDutch pantheists, very little mentioned by historiography, although they had a significant impact on the Bourgeois Revolutions and the construction of contemporary society. This research aims to expand and stimulate national historiography on the Enlightenment and the Bourgeois Revolutions, whose studies and research groups are still few in number in Brazil.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Françapt_BR
dc.subjectCatolicismo - Françapt_BR
dc.subjectMonarquia - Françapt_BR
dc.subjectIluminismo - Françapt_BR
dc.subjectFrança - História - Revolução, 1789-1799pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO jesuitismo e o panteísmo : debates e conflitos educacionais entre a Monarquia de Julho e os intelectuais católicos (1830-1848)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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