Negociação de significados sobre a prática profissional em um projeto de extensão
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Data
2024Autor
Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento
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Resumo: Os cursos de graduação em nosso país vêm passando por diversas alterações nos últimos anos. As questões relacionadas à extensão universitária vêm chamando atenção, pois de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, todos os cursos de graduação ofertados em universidades brasileiras deverão assegurar, no mínimo, 10% de sua carga horária para atividades de extensão, um dos tripés da universidade, juntamente ao ensino e a pesquisa. Levando em conta este cenário, esta pesquisa tem como objetivo de investigar como se dá a negociação de significados sobre a prática pedagógica de Matemática no projeto de extensão ÁGORA. Para atingir este objetivo, acompanhamos, no decorrer de um semestre letivo, as reuniões de estudos e demais atividades desenvolvidas pelos membros do Projeto de extensão Ágora/UFPR - Jandaia do Sul. Os membros deste projeto, na ocasião, eram professores formadores da área de Matemática vinculados ao campus avançado de Jandaia da Sul, da UFPR, futuros professores de Matemática e professores de Matemática que atuavam na Educação Básica. De acordo com a proposta do projeto de extensão e seus membros, o objetivo geral do projeto consiste em constituir um coletivo para compartilhar e construir um repertório de conhecimentos concernentes à prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Considerando o objetivo geral desta pesquisa, bem como as características que ela assume, nos pautamos nos pressupostos na Teoria da aprendizagem Situada (TAS) sistematizada, inicialmente, por Lave e Wenger (1991), segundo a qual o processo de aprendizagem é compreendido como uma dimensão da prática social. De acordo com estes autores, as pessoas aprendem umas com as outras. As reuniões foram gravadas em áudio e vídeo, os quais posteriormente tiveram seu conteúdo transcrito. Em seguida, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas nas quais coletamos os dados complementares para nosso estudo e acompanhamos outras atividades desenvolvidas pelos membros do projeto, que estiveram vinculadas de alguma forma, como o desenvolvimento de Trabalhos de conclusão de curso de alguns integrantes. Esses dados foram e analisados de forma que pudéssemos ilustrar parte dos processos de negociação de significados através dos focos e indicações sobre em que momentos, mais representativos, essas negociações ocorreram. As descrições e tratamento dos dados1 desenvolvidos nos indicou que, depois de formados no curso de licenciatura, os egressos tenderam a permanecer no projeto, numa nova condição: professores orientadores, num sentido de pertença; que a dinâmica assumida no projeto viabiliza e estimula processos de negociação de significados sobre a prática pedagógica com Matemática que se dá na/da prática docente e não apenas para ela. Abstract: University undergraduate programs in our country have undergone various changes in recent years. Issues related to university extension have garnered attention, as the 2014 National Education Plan (PNE) stipulates that all undergraduate courses offered at Brazilian universities must allocate at least 10% of their total workload to extension activities, which is one of the three pillars of the university, along with teaching and research. In light of this scenario, this research aims to investigate aspects of an extension project that allowed its participants to negotiate meanings regarding the pedagogical practice of Mathematics. To achieve this objective, we observed, throughout the semester, the study meetings and other activities developed by the members of the Ágora/UFPR - Jandaia do Sul extension project. At that time, the project members included Mathematics educators from the Jandaia do Sul campus of UFPR, future Mathematics teachers, and Mathematics teachers working in Basic Education. According to the project proposal and its members, the overall goal of the extension project is to create a collective to share and build a repertoire of knowledge related to the pedagogical practice of Mathematics teachers. Considering the general objective of this research and the characteristics it assumes, we based our study on the principles of Situated Learning Theory (TAS) as initially systematized by Lave and Wenger (1991), according to which the learning process is understood as a dimension of social practice. According to these authors, people learn from each other. The meetings were recorded in audio and video, which were subsequently transcribed. We then conducted semi-structured interviews to collect additional data for our study and observed other activities developed by the project members, which were somehow related, such as the development of some members' final course projects. These data were analyzed to illustrate parts of the processes of meaning negotiation through the focal points and indications of the most representative moments when these negotiations occurred. The descriptions and treatment of the data indicated that, after graduating from the teaching program, alumni tended to remain in the project in a new role: as mentoring teachers, demonstrating a sense of belonging; and that the dynamics of the project facilitate and stimulate processes of meaning negotiation regarding pedagogical practices with Mathematics that occur within the teaching practice itself, rather than merely for it.
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