Redução do índice de registro de não conformidade de uma empresa de embalagens
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Data
2024Autor
Silva, Angela Martins da
Souza, Cristina Campos de
Miranda, Dhayanne de Oliveira
Pereira, Henrique
Ferreira, Claudio Cesar
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0
Metadata
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Resumo: As empresas de embalagens plásticas, estão cada vez mais inovando em seus produtos e processos, com a capacidade de controle de qualidade mais precisos e sem ocasionar problemas aos clientes. Com isso, é de extrema relevância, que índices de reclamações sejam reduzidos ao máximo, evitando desgaste com os clientes em questão. Este projeto visa a implementação de estratégias para a redução do índice de reclamações relacionadas às ordens de serviço em uma empresa de embalagens plásticas. Todo o processo de melhoria contínua, seguiu o fluxo do DMAIC, que consiste em realizar o levantamento da situação atual, analisar as causas e seguir com a aplicação na linha de produção. Inicialmente, realizamos um levantamento para entender a situação atual da empresa, em relação ao índice de reclamações e quais são os principais produtos, através da base de dados existente no setor da qualidade. A principal causa, foi relacionada ao problema de tensionamento nos produtos. Especificamente, adotamos metodologias de gestão da qualidade, como o DMAIC (define, measure, analyze, improve e control), para monitorar e aprimorar continuamente os processos. Os dados coletados pós-implementação indicaram uma diminuição de 2,35% no índice de RNC (Reclamação de não conformidade) sobre OS (Ordem de serviço). Este estudo contribui com um modelo que pode ser replicado por outras empresas do setor de embalagens plásticas, visando a excelência no atendimento e na qualidade dos produtos.