A Jornada na Era Digital: Projeto de Desenvolvimento Pessoal na UFPR (1999-2009)
Resumo
Frequentemente os conteúdos e conhecimentos construídos durante as formações e cursos oferecidos na Educação Corporativa da Administração Pública, a um custo alto para a sociedade, são irremediavelmente perdidos ou esquecidos. A partir da constatação deste fato coube-nos buscar respostas para as problemáticas: Os conhecimentos produzidos nos projetos de formação na Educação Corporativa podem ser socializados no formato digital? Como desenvolver repositórios de ideias, informações e conhecimentos a partir de das experiências desenvolvidas em um projeto inovador de Educação Corporativa? O olhar de um curador digital pode trazer novos enfoques e formatos para a socialização dos conhecimentos gerados em projetos inovadores? Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre a relevância do compartilhamento do fluxo informacional gerado no âmbito do Projeto “Jornada de Desenvolvimento Pessoal na UFPR (1999-2009)”; desenvolver novos conteúdos a partir das experiências relatadas; re-significar os materiais existentes para inseri-los na “Era Digital” ou “Era da Informação” e, por fim, proporcionar uma análise crítica sobre a utilização da curadoria digital, em sua dimensão educativa, com vistas a tornar acessível um modelo inovador de formação na Educação Corporativa.