• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO CONCEITO E PRÁTICAS DE COLABORATIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

    Thumbnail
    Data
    2017-11-06
    Autor
    Mateus Luciani dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa insere-se no projeto “Metodologias Facilitadoras para Desenvolvimento de Processos ou Produtos Inovadores Aplicados à Educação Continuada”, que estuda a influência das tecnologias para a educação continuada. Aqui, analisa-se a relação entre o ensino a distância (EaD) e o ciberespaço com a colaboratividade em ambientes Learning Management System (LMS). Estabelece-se como objetivos da pesquisa verificar, descrever e analisar sistemas de gestão de aprendizagem, em especial o Moodle, de modo a entender como essas ferramentas dão suporte a práticas colaborativas a partir de suas funcionalidades técnicas. Almeja-se responder à seguinte pergunta: o uso do Moodle para ensino-aprendizagem no curso Gestão da Informação do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem sido feito de forma a estimular atividades colaborativas entre os alunos? O estudo justifica-se pela crescente importância da EaD no campo educacional e, em especial, no curso de Gestão da Informação da UFPR. Nesse sentido, corrobora para a compreensão da atuação dos docentes do DECIGI no fomento de práticas colaborativas entre os alunos de graduação em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, bem como de que modo os alunos têm experienciado essas práticas. Quanto aos aspectos metodológicos, parte-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa-quantitativa e com objetivo exploratório. Em um primeiro estágio realizou-se revisão de literatura, seguida de atividade exploratória para conhecimento do ambiente Moodle do DECIGI. Aplicou-se, então, dois questionários em estilo survey online, sendo um voltado aos discentes da graduação em Gestão da Informação que cursaram disciplinas com EaD em 2016, e outro aos docentes do DECIGI. Obteve-se com a revisão de literatura a delimitação do tema estudado, além da relação das principais características da última versão do Moodle e quadros comparativos sobre os principais LMS similares ao Moodle. Contrapôs-se também as funcionalidades da última versão do Moodle à versão utilizada pelo DECIGI. A partir dos questionários chegou-se à conclusão que o Moodle utilizado pelo DECIGI apresenta recursos que possibilitam o desenvolvimento de práticas colaborativas entre os discentes, entretanto, ainda não cumpre em sua totalidade a função de incentivar tais atividades. Isso se dá por por fatores diversos  apresentados nos resultados da pesquisa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93292
    Collections
    • IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017) [10]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV