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    Ciclismo e violência urbana: percepção de segurança pública em trajetos cicláveis entre Curitiba e São José dos Pinhais/PR.

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    4739.pdf (726.1Kb)
    Data
    2022-09-21
    Autor
    William Willrich
    Márcia de Andrade Pereira Bernardinis
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Modais ativos representam alternativas sustentáveis aos deslocamentos nos centros urbanos. Embora ainda discreta, sua crescente popularização atribui-se ao gradual reconhecimento no corpo legislativo, à difusão de hábitos saudáveis e à consolidação de posturas ambientais, além da degradação do trânsito e baixa qualidade do transporte coletivo. Ações de planejamento urbano pós- PNMU colaboram ao difundir modais ativos, em especial a bicicleta, como modal utilitário, atraindo não só usuários das periferias, mas de setores elitizados. No entanto, conflitos sociais, decorrentes da má distribuição de renda e da presença do tráfico de drogas, colaboram para o aumento da violência urbana e a difusão de preconceitos socioterritoriais, dos quais ciclistas têm sido vítimas cada vez mais frequentes. Este trabalho investiga que, a adesão à ciclomobilidade vincula-se não só à existência de infraestruturas adequadas e de segurança viária satisfatória, mas também ao nível de segurança pública percebida pelos usuários. Através da aplicação de questionários (n=55) e mapas emocionais, avalia-se a percepção de ciclistas em três trajetos na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais: região socioambientalmente vulnerável, cuja infraestrutura cicloviária associa-se às áreas de lazer, preservação ambiental e ocupações irregulares: espaços estigmatizados pela suposta incidência criminal e justapostos a bairros de alto interesse imobiliário.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93280
    Collections
    • 3º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 4º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 4º Urbanidade [26]

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