Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJulia Micaela Balen
dc.contributor.authorLuis Henrique Menuci
dc.contributor.authorMaria Eduarda Saquetto Michelini
dc.contributor.authorAnelise Schmitz
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:49Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:49Z
dc.date.issued2021-01-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93261
dc.description.abstractAs passagens em nível constituem-se pelo cruzamento no mesmo nível entre uma ferrovia e uma rodovia. O conflito entre modal rodoviário e ferroviário representa um potencial risco de acidentes, que apesar da baixa probabilidade de ocorrência, possuem elevada severidade e impacto econômico. Assim, propôs-se com este artigo, o estudo de características que influenciam na acidentalidade e a avaliação do risco de acidentes de uma passagem em nível, através de dados da literatura internacional,  além da análise do cenário brasileiro de  segurança viária nos cruzamentos rodoferroviários, com foco na cidade de Curitiba, a partir dos dados do Anuário CNT do Transporte e do Relatório de Atualizações e Informações do PROSEFER. Como resultado, constou-se que existem 80 passagens em nível na cidade, destacando-se cinco em estado crítico, de acordo com o Relatório de Preposições para a Solução de Conflitos Ferroviários. A partir de uma avaliação multicritério, a resolução desses conflitos é prioritária para uma melhoria no quadro nacional e, portanto, é proposto a implantação de um contorno ferroviário para mitigação do problema.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleCONFLITOS FERROVIÁRIOS EM PASSAGENS EM NÍVEL: UMA ABORDAGEM DOS CASOS CRÍTICOS EM CURITIBA, PR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4451


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples