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dc.contributor.authorEduardo Cesar Amancio
dc.contributor.authorMayra Branco
dc.contributor.authorTatiana Maria Cecy Gadda
dc.contributor.authorMaria Isabel Iijima
dc.contributor.authorNatalia Luiza Cavichioli
dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.creatorUniversidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:49Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:49Z
dc.date.issued2021-01-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93260
dc.description.abstractO transporte foi incluído como um direito social fundamental pela Emenda Constitucional nº 90, entretanto, deve-se assegurar não somente o acesso ao serviço, como também a qualidade do mesmo. O planejamento, operação e gestão do sistema, deve resultar em um transporte eficiente, seguro e, concomitantemente, ágil, reduzindo o tempo gasto no deslocamento. Assim, os objetivos deste estudo foram a determinação da velocidade operacional do transporte público do Município de Toledo – Paraná e a análise estatística da influência de diferentes fatores na velocidade. Para tanto, utilizou-se os dados fornecidos pela empresa operadora do sistema, Sorriso de Toledo. As análises foram realizadas no software QGis (trajeto, pontos de parada, lombadas e semáfaros) e em planilhas eletrônicas (horários de entrada e saída do ônibus no terminal). Além do cálculo da velocidade, realizou-se o teste estatístico de Pearson, com a finalidade de correlacionar a influência de cada indicador. A velocidade média do sistema foi de 22,33 km/h. Quanto aos indicadores, verificou-se maior correlação das velocidades com o número de lombadas e pontos de parada, com coeficientes de Pearson de -0,448 e -0,419, respectivamente. Com as análises, concluiu-se que os indicadores analisados exerceram influência fraca sobre as velocidades. Além disso, o sistema apresenta velocidade média satisfatória, conforme estabelecido pela literatura, entretanto, verificou-se itinerários que requerem melhorias para otimização da mesma.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleANÁLISE DE FATORES CONTRIBUINTES PARA A PERDA DA VELOCIDADE OPERACIONAL EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4450


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