dc.contributor.author | Maria Clara Suguinoshita | |
dc.contributor.author | Gabriela Rolim Ribeiro Valeixo | |
dc.contributor.author | Pedro Augusto Borges dos Santos | |
dc.contributor.author | Jorge Tiago Bastos | |
dc.creator | UFPR | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:45:48Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:45:48Z | |
dc.date.issued | 2021-01-24 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93259 | |
dc.description.abstract | Entre os principais fatores de risco para a ocorrência e severidade dos acidentes de trânsito está o excesso de velocidade, cujo entendimento de suas motivações é fundamental para o planejamento de ações preventivas e de intervenções no sistema viário. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de características físicas e operacionais de vias arteriais urbanas na prática do excesso de velocidade, visto que esses elementos influenciam diretamente nessa prática de risco. A metodologia utilizada foi baseada em um estudo de condução naturalística, em que condutores de Curitiba (PR) foram selecionados e seus veículos foram instrumentados e monitorados quanto à posição e à velocidade praticada a cada segundo. De modo a entender como um conjunto de variáveis preditoras relacionadas à via (permissão de estacionamento, existência de radar, existência de semáforo e número de faixas trafegáveis) influenciam no excesso de velocidade, foi utilizado o método da regressão logística binária. Os resultados mais consistentes indicam a proibição de estacionamento e a presença de dispositivo de fiscalização eletrônica (radar) como fatores favoráveis ao não excesso do limite de velocidade. A oportunidade de exceder o limite de velocidade é menor quando a densidade do tráfego é maior, o que ocorre nos horários em que há proibição de estacionamento. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | |
dc.title | FATORES DETERMINANTES PARA O EXCESSO DE VELOCIDADE EM VIAS ARTERIAIS URBANAS | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4449 | |