dc.contributor.author | Gustavo claudino clemente | |
dc.contributor.author | Sérgio Tadeu Gonçalves Muniz | |
dc.contributor.author | Carlos Augusto de Sá Ribas Santos | |
dc.creator | UFPR | |
dc.creator | PROFESSOR DA UFPR | |
dc.creator | UFPR | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:45:47Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:45:47Z | |
dc.date.issued | 2021-01-24 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93253 | |
dc.description.abstract | A frota de veículos a combustão movidos a combustíveis fósseis será, aos poucos, substituída pelos veículos elétricos, puros ou híbridos. Mas para isso deve haver uma infraestrutra que ampare essa nova tecnologia. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar os possíveis pontos de recarga de veículos elétricos na Regional Matriz de Curitiba, otimizando a distribuição dos mesmos na região para que se possa fazer uma transição de frotas de veículos a combustão por frotas de veículos elétricos, de forma segura e eficaz. Para este objetivo, será utilizado o método das p-medianas, buscando uma otimização das distâncias entre pontos de recarga e candidatos a estação de recarga. Para a resolução do problema e otimização das distâncias, será utilizado o método simplex. Como resultados, espera-se uma otimização dos pontos de recarga de veículos na região. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | |
dc.title | LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A REGIONAL MATRIZ DE CURITIBA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4440 | |