Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGustavo claudino clemente
dc.contributor.authorSérgio Tadeu Gonçalves Muniz
dc.contributor.authorCarlos Augusto de Sá Ribas Santos
dc.creatorUFPR
dc.creatorPROFESSOR DA UFPR
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:47Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:47Z
dc.date.issued2021-01-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93253
dc.description.abstractA frota de veículos a combustão movidos a combustíveis fósseis será, aos poucos, substituída pelos veículos elétricos, puros ou híbridos. Mas para isso deve haver uma infraestrutra que ampare essa nova tecnologia. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar os possíveis pontos de recarga de veículos elétricos na Regional Matriz de Curitiba, otimizando a distribuição dos mesmos na região para que se possa fazer uma transição de frotas de veículos a combustão por frotas de veículos elétricos, de forma segura e eficaz. Para este objetivo, será utilizado o método das p-medianas, buscando uma otimização das distâncias entre pontos de recarga e candidatos a estação de recarga. Para a resolução do problema e otimização das distâncias, será utilizado o método simplex. Como resultados, espera-se uma otimização dos  pontos de  recarga de veículos na região.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleLOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A REGIONAL MATRIZ DE CURITIBA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4440


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples