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dc.contributor.authorIngrid Rebouças de Moura
dc.contributor.authorHerbert Ricardo Garcia Viana
dc.creatorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.creatorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:47Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:47Z
dc.date.issued2021-01-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93252
dc.description.abstractA indisponibilidade das pistas de pouso e decolagem tem consequências diretas no processamento dos voos, na segurança e na satisfação dos usuários. Visando auxiliar operadores de aeródromos na estruturação da manutenção, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de avaliação dos pavimentos para construção de um Plano Mestre de Manutenção Preventiva, tendo como base um estudo de caso desenvolvido no Aeroporto de Natal/RN. A proposta fundamenta-se na análise de falhas e no estudo do banco de dados do aeroporto, por meio de duas abordagens de manutenção preventiva: sistemática, e condicional. A primeira conta com a utilização de um modelo de previsão em Redes Neurais Artificiais, e a segunda com o Planejamento de Cenários. A abordagem Multicritério de Análise da Decisão foi usada para determinação dos tratamentos a partir de critérios que levem em consideração aspectos técnicos e econômicos da manutenção de pavimentos aeroportuários. Os resultados preliminares mostram-se favoráveis ao desenvolvimento da ferramenta, que considera as diferentes variáveis que interferem no desempenho do pavimento.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titlePROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO MESTRE DE MANUTENÇÃO PARA PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4438


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