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dc.contributor.authorRafael Witiuk
dc.contributor.authorBeatriz Pozzebon
dc.contributor.authorMayara Gomes
dc.contributor.authorJosé Carlos Silva Filho
dc.creatorRumo Logística
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:45Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:45Z
dc.date.issued2021-01-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93244
dc.description.abstractA perspectiva de investimento no setor ferroviário poderá atingir R$ 67 bilhões em obras de aumento de capacidade, construção de novas ferrovias e solução de conflitos ferroviários urbanos. Deste modo, tem-se a expectativa de aprofundamento dos estudos de soluções construtivas para obras de infraestrutura. Nesse sentido, o presente trabalho apresentou o estudo de caso de um projeto de ampliação de um pátio em Curitiba/PR, no qual foi realizada a estabilização química de solos com cal para viabilizar a exploração das jazidas locais como material de sublastro e corpo de aterro. Para a avaliação da estrutura do pavimento foi utilizado o software Systrain. Os resultados da mistura de solo com cal à 3,5% viabilizaram a redução da expansão em 30% e aumento do módulo de resiliência em aproximadamente 20%. Foram demonstrados os ganhos estruturais decorrentes da aplicação da cal hidratada e evidenciaram a pertinência do software Systrain para a referida análise.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleUSO DE ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS COM CAL PARA APLICAÇÃO EM PAVIMENTOS FERROVIÁRIOS NA REGIÃO DE CURITIBA-PR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4341


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