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dc.contributor.authorAlessandra Costa Gosch
dc.contributor.authorCristhyano Cavali da Luz
dc.contributor.authorEduardo Ratton
dc.creatorFUPEF
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:45Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:45Z
dc.date.issued2021-01-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93241
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo da geometria de seções críticas de acidentes em um subtrecho da BR-135/BA entre os municípios de Barreiras e São Desidério na Bahia. Foi utilizado um software de Modelagem de Informações da Construção (BIM) que apresenta plataforma conjunta com Sistemas de Informações Geográficas (SIG), para definir a geometria existente no subtrecho e proceder a comparação com normativas de defeitos de traçado. O modelo gerado no software Infraworks 360 permitiu a identificação dos defeitos de traçado pela visualização de inconsistências tridimensionais, fornecendo informações sobre o traçado existente no subtrecho a partir de bases de dados geográficas parametrizadas para determinação do greide e eixo horizontal. A identificação da tipologia de defeito de traçado permite a determinação das ações corretivas a serem implantadas. Como resultados, verificou-se nos quatro pontos críticos analisados que um necessita ajuste de traçado para concordância de raio de curva horizontal, três apresentam problemas no perfil vertical e dois apresentam falta de concordância entre os alinhamentos vertical e horizontal.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleAPLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS BIM E SIG PARA IDENTIFICAÇÃO DE DEFEITOS DE TRAÇADO RODOVIÁRIO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4336


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