dc.contributor.author | Rafael Alessandro Szeliga | |
dc.contributor.author | Bruno Henrique Suzuki Chaves | |
dc.contributor.author | Jorge Tiago Bastos | |
dc.creator | Universidade Federal do Paraná | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:45:44Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:45:44Z | |
dc.date.issued | 2021-01-21 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93237 | |
dc.description.abstract | O excesso de velocidade aumenta a distância de percepção, reação e frenagem, diminuindo, por consequência, o tempo disponível para uma tomada de decisão em situações críticas. Do ponto de vista do agravamento de um acidente, um pedestre tem um risco de morte superior a 80% quando atingido por um veículo transitando a 50 km/h, ao passo que, quando atingido por um veículo a 30 km/h, essa probabilidade cai a menos de 20%. Estudos Naturalísticos de Direção são baseados no monitoramento de condutores por meio de veículos equipados com câmeras e aparelhos receptores GPS com o objetivo de estudar o comportamento no trânsito. Como parte de um Estudo Naturalístico de Direção conduzido na cidade de Curitiba, o presente trabalho tem por objetivo investigar a relação entre a velocidade de conversão de veículos de passeio e a geometria de interseções urbanas com vistas a melhorar o entendimento do conflito entre pedestres e veículos. Foi estabelecido um recorte no estudo para curvas com deflexão de 90º. Como resultados é apresentada a análise de 486 curvas. Os testes estatísticos indicam diferenças significativas entre as velocidades antes e durante a curva e entre as velocidades durante e depois da curva, sendo as velocidades durante a curva mais reduzidas. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | |
dc.title | IMPACTO DE CURVAS HORIZONTAIS NA VARIAÇÃO DA VELOCIDADE INSTANTÂNEA EM CENÁRIO URBANO | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4330 | |