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dc.contributor.authorRafael Alessandro Szeliga
dc.contributor.authorBruno Henrique Suzuki Chaves
dc.contributor.authorJorge Tiago Bastos
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:44Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:44Z
dc.date.issued2021-01-21
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93237
dc.description.abstractO excesso de velocidade aumenta a distância de percepção, reação e frenagem, diminuindo, por consequência, o tempo disponível para uma tomada de decisão em situações críticas. Do ponto de vista do agravamento de um acidente, um pedestre tem um risco de morte superior a 80% quando atingido por um veículo transitando a 50 km/h, ao passo que, quando atingido por um veículo a 30 km/h, essa probabilidade cai a menos de 20%. Estudos Naturalísticos de Direção são baseados no monitoramento de condutores por meio de veículos equipados com câmeras e aparelhos receptores GPS com o objetivo de estudar o comportamento no trânsito. Como parte de um Estudo Naturalístico de Direção conduzido na cidade de Curitiba, o presente trabalho tem por objetivo investigar a relação entre a velocidade de conversão de veículos de passeio e a geometria de interseções urbanas com vistas a melhorar o entendimento do conflito entre pedestres e veículos. Foi estabelecido um recorte no estudo para curvas com deflexão de 90º. Como resultados é apresentada a análise de 486 curvas. Os testes estatísticos indicam diferenças significativas entre as velocidades antes e durante a curva e entre as velocidades durante e depois da curva, sendo as velocidades durante a curva mais reduzidas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleIMPACTO DE CURVAS HORIZONTAIS NA VARIAÇÃO DA VELOCIDADE INSTANTÂNEA EM CENÁRIO URBANO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4330


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