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dc.contributor.authorTiago Augusto Pianezzer
dc.contributor.authorCamila Belleza Maciel Barreto
dc.contributor.authorValter Zanela Tani
dc.contributor.authorAmir Mattar Valente
dc.creatorLaboratório de Transportes e Logística (LabTrans) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.date.accessioned2024-11-13T19:45:43Z
dc.date.available2024-11-13T19:45:43Z
dc.date.issued2021-01-21
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93231
dc.description.abstractOs acidentes de trânsito são considerados globalmente como a 8ª maior causa de morte, visto que ocorrem aproximadamente 1,35 milhão de óbitos anualmente. Este estudo utilizou as técnicas geoestatísticas Moran’s I e Getis Ord Gi* para identificação de pontos críticos de acidentes vinculado ao risco da rodovia, calculado pela metodologia iRAP. Foram identificados 3 agrupamentos de acidentes em segmentos de alto risco e 2 agrupamentos de acidentes em segmentos de baixo risco, totalizando 46 ocorrências. Tais acidentes apresentaram: maior quantidade sem vítimas em locais com baixo risco e de vítimas fatais em locais com maior risco; predominância de causas comportamentais, independente do risco da rodovia; maior quantidade envolvendo somente um veículo nos agrupamentos de alto risco. Foi possível identificar a importância de cada elemento dos sistemas seguros – usuário, via e veículo, associados a velocidades seguras – e evidenciar a necessidade de se considerar o conceito de rodovias que perdoam nas questões de segurança viária.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES RODOVIÁRIOS OCORRIDOS EM LOCAIS CRÍTICOS DE ACORDO COM O RISCO ASSOCIADO À RODOVIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3827


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