dc.contributor.author | Tiago Augusto Pianezzer | |
dc.contributor.author | Camila Belleza Maciel Barreto | |
dc.contributor.author | Valter Zanela Tani | |
dc.contributor.author | Amir Mattar Valente | |
dc.creator | Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:45:43Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:45:43Z | |
dc.date.issued | 2021-01-21 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93231 | |
dc.description.abstract | Os acidentes de trânsito são considerados globalmente como a 8ª maior causa de morte, visto que ocorrem aproximadamente 1,35 milhão de óbitos anualmente. Este estudo utilizou as técnicas geoestatísticas Moran’s I e Getis Ord Gi* para identificação de pontos críticos de acidentes vinculado ao risco da rodovia, calculado pela metodologia iRAP. Foram identificados 3 agrupamentos de acidentes em segmentos de alto risco e 2 agrupamentos de acidentes em segmentos de baixo risco, totalizando 46 ocorrências. Tais acidentes apresentaram: maior quantidade sem vítimas em locais com baixo risco e de vítimas fatais em locais com maior risco; predominância de causas comportamentais, independente do risco da rodovia; maior quantidade envolvendo somente um veículo nos agrupamentos de alto risco. Foi possível identificar a importância de cada elemento dos sistemas seguros – usuário, via e veículo, associados a velocidades seguras – e evidenciar a necessidade de se considerar o conceito de rodovias que perdoam nas questões de segurança viária. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | |
dc.title | CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES RODOVIÁRIOS OCORRIDOS EM LOCAIS CRÍTICOS DE ACORDO COM O RISCO ASSOCIADO À RODOVIA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 3827 | |