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dc.contributor.authorGlaucia Julião Bernardo
dc.contributor.authorAlexsandro Eugênio Pereira
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T19:30:12Z
dc.date.available2024-11-13T19:30:12Z
dc.date.issued2017-10-18
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93178
dc.description.abstractAlgumas discussões têm sido feitas sobre possíveis impactos do Processo de Bologna (União Europeia) na estrutura educacional do Mercosul e de seus países-membros; entretanto, há uma lacuna nos estudos que visam à classificação desta relação. Assim, objetiva-se com este trabalho, investigar se houve uma transferência ou difusão de políticas públicas de ensino superior entre os blocos de integração regional. Para isso, a partir da análise das atas de reuniões dos blocos, acordos e notícias dos sites de ambas organizações, entre 1991 e 1999, realizou-se um mapeamento dos atores envolvidos na temática de educação superior, aliando o arcabouço teórico de redes (abordagem sobre comunidades epistêmicas) ao de transferência e difusão de políticas públicas. A hipótese é que se trata de uma transferência de políticas públicas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2017)
dc.subjectComunidades Epistêmicas
dc.subjectTransferência de políticas públicas
dc.subjectDifusão de políticas públicas
dc.subjectUnião Europeia
dc.subjectMercosul.
dc.titleREDE DE ATORES NA ÁREA EDUCAÇÃO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1027


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