dc.contributor.author | Glaucia Julião Bernardo | |
dc.contributor.author | Alexsandro Eugênio Pereira | |
dc.creator | Universidade Federal do Paraná | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:30:12Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:30:12Z | |
dc.date.issued | 2017-10-18 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93178 | |
dc.description.abstract | Algumas discussões têm sido feitas sobre possíveis impactos do Processo de Bologna (União Europeia) na
estrutura educacional do Mercosul e de seus países-membros; entretanto, há uma lacuna nos estudos que visam à classificação desta relação. Assim, objetiva-se com este trabalho, investigar se houve uma transferência ou difusão de políticas públicas de ensino superior entre os blocos de integração regional. Para isso, a partir da análise das atas de reuniões dos blocos, acordos e notícias dos sites de ambas organizações, entre 1991 e 1999, realizou-se um mapeamento dos atores envolvidos na temática de educação superior, aliando o arcabouço teórico de redes (abordagem sobre comunidades epistêmicas) ao de transferência e difusão de políticas públicas. A hipótese é que se trata de uma transferência de políticas públicas. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | I Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2017) | |
dc.subject | Comunidades Epistêmicas | |
dc.subject | Transferência de políticas públicas | |
dc.subject | Difusão de políticas públicas | |
dc.subject | União Europeia | |
dc.subject | Mercosul. | |
dc.title | REDE DE ATORES NA ÁREA EDUCAÇÃO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 1027 | |