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dc.contributor.authorLilian Caroline Xavier Candido
dc.contributor.authorLuzia Vidal Souza
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T19:20:24Z
dc.date.available2024-11-13T19:20:24Z
dc.date.issued2016-10-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93121
dc.description.abstractNeste trabalho estudou-se o Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea Fixa e Restrições d Carregamento Bidimensional, cujo objetivo consiste em encontrar o conjunto de roteiros de mínimo custo a ser realizado por uma frota limitada de veículos de diferentes capacidades e custos, determinando ainda o arranjo geométrico da carga nos veículos, considerando os itens de demanda dos clientes e as superfícies de carregamento dos veículos elementos retangulares. Foi desenvolvida uma formulação matemática para o problema, e para validação do modelo proposto foram realizados experimentos computacionais nos quais foram resolvidos alguns problemas com o uso do solver CPLEX. Os resultados mostraram que a formulação proposta é capaz de representar matematicamente o problema, no entanto é possível obter soluções ótimas em tempo computacional aceitável apenas para problemas consideravelmente pequenos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2016)
dc.titleModelo Matemático para o Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea Fixa e Restrições de Carregamento Bidimensional
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs456


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