dc.contributor.author | Lilian Caroline Xavier Candido | |
dc.contributor.author | Luzia Vidal Souza | |
dc.creator | Universidade Federal do Paraná | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:20:24Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:20:24Z | |
dc.date.issued | 2016-10-22 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93121 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho estudou-se o Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea Fixa e Restrições d Carregamento Bidimensional, cujo objetivo consiste em encontrar o conjunto de roteiros de mínimo custo a ser realizado por uma frota limitada de veículos de diferentes capacidades e custos, determinando ainda o arranjo geométrico da carga nos veículos, considerando os itens de demanda dos clientes e as superfícies de carregamento dos veículos elementos retangulares. Foi desenvolvida uma formulação matemática para o problema, e para validação do modelo proposto foram realizados experimentos computacionais nos quais foram resolvidos alguns problemas com o uso do solver CPLEX. Os resultados mostraram que a formulação proposta é capaz de representar matematicamente o problema, no entanto é possível obter soluções ótimas em tempo computacional aceitável apenas para problemas consideravelmente pequenos. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | I Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2016) | |
dc.title | Modelo Matemático para o Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea Fixa e Restrições de Carregamento Bidimensional | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 456 | |