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dc.contributor.authorThiago Cantos Lopes
dc.creatorUTFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:20:11Z
dc.date.available2024-11-13T19:20:11Z
dc.date.issued2016-10-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93075
dc.description.abstractO do caixeiro viajante é um problema clássico de otimização, amplamente estudado na literatura. Se por um lado há muitos procedimentos exatos e heurísticos para esse problema, por outro pouco foco foi dado a processos de enumeração. Este artigo apresenta um novo procedimento de enumeração implícita de busca de início guloso para o problema do caixeiro viajante. Esse procedimento oferece complexidade quadrática de complexidade em memória em relação ao número de cidades. A enumeração é baseada em um limitante local também aqui descrito. Com o algoritmo, problemas de pequeno tamanho (20 cidades) foram resolvidos em segundos, problemas modestamente maiores (40 cidades) levaram muito mais tempo. Soluções ótimas apresentaram  poucas decisões não-gulosas, indicando uma direção para possíveis heurísticas. Se por um lado, o algoritmo pode não ser prático para problemas grandes, por outro ele pode resolver problemas de tamanho prático. Direções para melhora de performance são apresentadas bem como dicas para adaptar a técnica desenvolvida para outros problemas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2016)
dc.subjectProblema do Caixeiro Viajante
dc.subjectEnumeração Implícita
dc.subjectLimitante Local
dc.titleUm Algoritmo de Enumeração Implícita Para o Problema do Caixeiro Viajante
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs354


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