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dc.contributor.authorAlisson Segatto de Souza
dc.contributor.authorJose Eduardo Pécora Jr
dc.contributor.authorGustavo Valentim Loch
dc.contributor.authorAdriana Alvez Fressato
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:17:34Z
dc.date.available2024-11-13T19:17:34Z
dc.date.issued2017-10-19
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93033
dc.description.abstractO problema da Grade Horária Escolar do Ensino Médio (High Scholl Timetabling – HSTT) consiste em construir a escala semanal de uma instituição de ensino. O problema é caracterizado por um grande número de variáveis e restrições, fazendo que para instancias de médio e grande porte torna-se impossível resolve-lo manualmente, ou em alguns casos até métodos exatos são incapazes de encontrar boas soluções em um tempo computacional viável, obrigando os pesquisadores adotarem o uso de heurísticas. Neste trabalho testaremos dois solvers de programação inteira mista para a solução da heurística de fix-and-optimize. Esta heurística é um método que consiste em fixar uma parte das variáveis, criando subproblemas muito menores, possibilitando sua solução através de métodos exatos e então repetindo o processo de fixação até todas as variáveis serem deixadas livres para a otimização. Para solucionar a parte exata da heurística usaremos os solvers GUROBI 7.0.2 e CPLEX 12.6.2 e então comparar os resultados para avaliar qual seria a melhor opção a ser usada neste tipo de problema. Como resultado o solver GUROBI teve um melhor desempenho em quatro das cinco instancias estudadas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017)
dc.subjectComparação
dc.subjectTimetabling
dc.subjectFix-and-optimize
dc.titlePerformance de dois solvers na Resolução da Metaheurística Fix and Optimize Aplicado ao Problema de High School Timetabling
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs663


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