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dc.contributor.authorEduardo Emanuel Honorio
dc.contributor.authorLucas Leon Peixoto
dc.contributor.authorJoão Vitor de Araujo dos Santos
dc.contributor.authorCahuane Corrêa
dc.contributor.authorVera Luiza Moro
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.date.accessioned2024-11-13T14:05:22Z
dc.date.available2024-11-13T14:05:22Z
dc.date.issued2022-10-21
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92869
dc.description.abstractIntrodução e Objetivos: O Centro de Memória do Departamento de Educação Física (CEMEDEF) da Universidade Federal do Paraná foi criado no ano de 2009, pela Professora Vera Luiza Moro, com o objetivo de preservar os documentos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, e, também, divulgar a memória do curso de Educação Física (Souza & Capraro, 2010). Introdutoriamente, analisa-se que o CEMEDEF tem tido avanço quanto o uso de tecnologias que promovem o desenvolvimento da gestão e preservação dos acervos históricos (Tavares, 2014). Através do processo de organização, classificação e digitalização deles, bem como a utilização e manipulação dos dados digitalizados, torna-se possível desenvolver pesquisas que visam entender a história da Educação Física e dos esportes no Paraná.  Desse modo, por meio dos trabalhos que estão sendo realizados no CEMEDEF em colaboração com o Programa de Educação Tutorial de Educação Física (PET-EDF), o objetivo deste trabalho em específico é entender a importância do alinhamento tecnológico com o levantamento e a gestão de dados e informações do passado e suas diversas possibilidades de manipulação no presente. Métodos: Diante disso, o trabalho é caracterizado como pesquisa qualitativa descritiva (Creswell, 2010), pois, foram revisadas as diversas atividades desenvolvidas no CEMEDEF durante a vinculação com o PET-EDF, permitindo explicitar o uso das diferentes tecnologias nas ações realizadas, como a  catalogação dos relatórios semestrais em planilha digital, baseando-se em normativas arquivísticas, e o levantamento de dados dos ex-alunos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Resultados e discussão: observou-se que a padronização de tabelas e as  análises dos documentos para a realização de breves resumos propiciam facilidade de acesso às fontes pelos pesquisadores que anseiam compreender a história da EDF, da consolidação de um campo voltado aos esportes e de agentes relacionados ao contexto esportivo no Paraná, em um período de organização institucional do esporte no Brasil (Carvalho, 2013), permitindo que as encontrem a partir da busca do seu conteúdo ou por palavras-chave. Por sua vez, o levantamento de dados sobre ex-alunos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná subsidiou a elaboração de um banco de dados demográficos contendo diferentes dados, a saber: profissão, cidade de nascimento, nomes dos pais, instituição formativa anterior, cor da pele, cabelos e olhos.  Tais elementos podem ajudar a entender o contexto da época e, também, questões que influenciaram posteriores definições da instituição. Conclusão: a utilização das diferentes tecnologias pelo CEMEDEF vêm servindo como subsídio para divulgação dos acervos históricos, permitindo também a melhorara do acesso aos documentos e dados que até então foram pouco estudados por conta da inacessibilidade.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)
dc.subjectCentro de memória
dc.subjectpreservação
dc.subjectacervo
dc.subjecttecnologias
dc.subjectperspectivas.
dc.titlePreservação e manipulação do acervo do Centro de Memória do Departamento de Educação Física (CEMEDEF): perspectivas sobre o eixo tecnológico.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4857


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