PLANO ESTRATÉGICO DE FOMENTO AO ESPORTE EDUCACIONAL NO ESTADO DO PARÁ VIA SEDUC.
Resumo
Introdução e objetivo(s): A Gestão Estratégica, baseada em um Planejamento Estratégico é fundamental para um Gestão de Qualidade (CREFSP/2019). É preciso conhecer, saber fazer, fazer e refletir sobre o que está sendo gerido (Pires, 2005;Pires & Sarmento, 2001). Este trabalho tem como objetivo apresentar o plano estratégico de fomento ao esporte educacional no estado do Pará via SEDUC. Enquanto projeto piloto, o plano surgiu da necessidade de melhor apoiar financeiramente alunos/atletas e professores/ técnicos destaques surgidos dos eventos esportivos oficiais da rede estadual de educação do Pará. Métodos: A partir de um cronograma de competições estabelecidas pelo Núcleo de Esporte e Lazer-NEL, responsável pela implementação de apoio ao esporte educacional no Pará, visando uma melhor participação nos eventos nacionais e internacionais do esporte educacional, são realizadas ações como: a) fomento a implementação das turmas de treinamento desportivo educacional no contra turno da escola; b) motivar as escolas: municipais e estaduais a participar dos eventos oficiais do estado; c) Identificar as descobertas e coloca-los no Plano de Fomento; d) apoiar financeiramente os alunos/atletas e professores/técnicos, através de diárias aos professores/técnicos e ajuda de custo aos alunos/atletas; e) Execução de um calendário de participação em eventos nacionais e internacionais que antecedem o evento educacional estabelecido como meta de resultado; f) Elaborar relatório de todos os eventos participados com resultados registrados. Resultados e Discussão: Se faz necessário uma linha de financiamento mensal aos alunos/atletas para que ele possa treinar com mais tranquilidade, as vezes ele é de baixa renda e não possui dinheiro para treinar no contra-turno da escola; os professores/técnicos que queiram trabalhar com treinamento desportivo já recebe 40 h/a mais em sua carga horária, mas identificamos também que esta carga horária não é o suficiente para um resultado mais efetivo no desenvolvimento do esporte educacional no Pará; Resultados: Destacam-se entre os resultados: O aumento do número de escolas públicas (municipais e estaduais) participantes nos eventos oficiais do esporte educacional no Pará e no Brasil. Em 2019, 6º. Lugar geral na ginástica rítmica paraense, Paula Rafaela Pires; Campeão da Regional dos Jogos Escolares da Juventude-JEJ; com a equipe de handebol masculino de (de 12 a 14 anos ) municipal da Escola EMEF Fernando Pessoa campeão nacional da regional verde, com a mesma escola foi 5º. Lugar nacional no JEJ/2019. Elias Silva, atleta de atletismo, Escola Estadual Izabel Amazonas campeão Mundial Escolar em 2022, campeão do Pará, Campeão do Brasil em 2021. Conclusões ou Considerações Finais: o plano de fomento ao esporte educacional do Pará, é uma atividade complexa fundamental que visa preencher uma lacuna existente há mais de duas décadas pela falta de incentivos ao esporte educacional no Pará, hoje com o pouco investido já se garante mais preparo e equidade na participação das competições diante dos outros estados brasileiros. O caminhar aponta resultados, mas ainda falta muito para a efetiva garantia do direito a todos em participar de forma igualitária dentro do cenário nacional e internacional. Palavras-chave: Plano; Fomento; Esporte; Educacional; Estratégico. Referências HATZIDAKIS, G, S & BARROS, J, A, Fernandes. (2019). Gestão, Compliance e Marketing no Esporte, CREF4/SP, p.127. PIRES, G.M.V.S., SARMENTO LOPES, J.P.S.R. (2001). Conceito de Gestão do Desporto. Novos desafios, diferentes soluções. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n. 1, p. 88-103.