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dc.contributor.authorKelwin Santos da Cruz
dc.contributor.authorMatheus Carvalho da Silva
dc.contributor.authorDenise Golfieri de Oliveira
dc.contributor.authorDirceu Ramiro de Assis
dc.contributor.authorLaís Cristyne Alexandre dos Santos
dc.creatorGeração Olímpica e Paralímpica, Paraná Esporte
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.date.accessioned2024-11-13T14:05:20Z
dc.date.available2024-11-13T14:05:20Z
dc.date.issued2022-10-20
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92861
dc.description.abstractIntrodução: O Programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), foi criado em 2011 com o intuito de que o Estado do Paraná se tornasse uma referência no esporte olímpico e paralímpico entre as unidades federativas do Brasil (Paraná, 2021), assim como realizar o resgate dos talentos paranaenses que estivessem representando outros estados. Inicialmente chamado de Talento Olímpico do Paraná, o Programa mudou de nome em 2019, e incorporou o termo “Paralímpico” à denominação oficial em 2021, considerando os medalhistas das Paralímpiadas de Tóquio (2020/2021). Em onze anos de existência, o Programa contemplou 13.501 bolsas, sendo 7.417 bolsistas entre atletas e técnicos, nas categorias da base até o alto rendimento. Objetivos: Analisar o perfil das bolsas distribuídas pelo GOP entre 2011 e 2022 e sua contribuição para o desenvolvimento esportivo do Estado do Paraná. Métodos: A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de cunho exploratório (Gil, 2008) com as seguintes etapas: a) tabulação das bolsas concedidas pelo Programa em todas as edições; b) levantamento documental e jornalístico das referências sobre o programa; e c) análise descritiva dos dados tabulados, com o cruzamento das informações junto as fontes documentais e jornalísticas. Resultados e Discussão: Ao longo de onze anos de existência do programa, foram investidos R$ 44.907.900,00. Esse recurso contou integralmente com o patrocínio/convênio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL). Dos bolsistas beneficiados, 47,44% são da categoria feminina e 52,56% da categoria masculina. De todo recurso investido, 15,33% foram para o esporte paralímpico, enquanto 84,67% para o esporte convencional. No total de bolsas, 11,80% se destinaram aos técnicos e 88,20% aos atletas. Considerando a fase de desenvolvimento dos atletas e técnicos, a categoria que recebeu mais recursos foi do nível estadual (36,75%), seguida do nível nacional (24,95%), nível formador (13,80%), nível internacional (12,70%), técnicos de rendimento (8,94%) e técnico de formação (2,86%). As cinco modalidades que receberam mais recursos foram: Atletismo (10,32%), Natação (6,26%), Handebol (6,13%), Voleibol (5,03) e Canoagem (4,24%). Considerando os municípios em que os atletas ou técnicos residem, os cinco municípios que mais receberam recursos foram: Curitiba (33,23%), Londrina (8,64%), Maringá (7,71%), Foz do Iguaçu (4,80%) e Cascavel (4,71%). Conclusão: Apesar dos editais do programa não estabelecerem regras em relação à distribuição de bolsas para homens e mulheres, verificou-se que a quantidade de bolsas foi aproximada. Em relação aos níveis de desenvolvimento dos atletas, constatamos que os níveis iniciais (formação e estadual) foram os maiores beneficiados. Nas modalidades esportivas é possível identificar que aqueles de natureza individual são as que mais obtiveram recursos, ainda sim, algumas modalidades coletivas também se destacam. Apesar de uma grande concentração de recursos para atletas da capital paranaense, muitos atletas de cidades do interior fizeram parte do GOP, demostrando um potencial de desenvolvimento esportivo descentralizado. Ainda que o programa Geração Olímpica e Paralímpica seja uma política de Governo e não de Estado, concluímos que ao longo desses onze anos o programa se consolidou como um dos pilares da Política de Esportes do Estado Paraná.  
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)
dc.subjectpolíticas públicas
dc.subjectfinanciamento
dc.subjectParaná.
dc.titleGERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA: UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA (2011-2022)
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4844


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