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dc.contributor.authorSabrina Furtado
dc.contributor.authorEmanuel Cardoso Pavei
dc.contributor.authorLuis Henrique Torquato Vanucci
dc.contributor.authorIasmin Dias da Conceição
dc.contributor.authorGabriel Henrique Treter Gonçalves
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.creatorUniversidade do Estado de Santa Catarina
dc.creatorInstituto Rugby para Todos
dc.creatorUniversidade do Estado de Santa Catarina
dc.date.accessioned2024-11-13T14:05:19Z
dc.date.available2024-11-13T14:05:19Z
dc.date.issued2022-10-20
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92853
dc.description.abstractIntrodução: As mídias sociais se configuram como instrumentos relevantes para as empresas conhecerem a necessidade e o desejo de seus clientes. Dentre eles, as redes sociais, como por exemplo o Instagram, são consideradas meios importantes para a comunicação das empresas com seus consumidores e assim gerarem engajamento. Na indústria do esporte (onde está inserido o CrossFit), a maneira como o produto é comercializado nas mídias sociais, vinculando às motivações de seus praticantes, pode contribuir com a gestão e o desenvolvimento da modalidade, enquanto produto. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi analisar o posicionamento de mercado da empresa Punk CrossFit, por meio das postagens no seu perfil na rede social Instagram, nos anos de 2019 e 2020, com base nos principais motivos à prática regular de atividades físicas. Método: a pesquisa possuí cunho descritivo e natureza quantitativa. O estudo buscou analisar e categorizar as postagens realizadas na rede social Instagram, do box de CrossFit nomeado Punk CrossFit. Os dados foram organizados em uma tabela no programa Microsoft Excel e classificados conforme os principais motivos à prática regular de atividades físicas descrito por Balbinotti (2004). Foram analisadas imagens e legendas – não sendo considerados os vídeos – dos anos de 2019 e 2020, com o propósito de verificar o comportamento da empresa, nas postagens do Instagram, no ano anterior à pandemia da COVID-19 e outro durante ela. Resultados e Discussão: a maior frequência de postagens esteve relacionada à Sociabilidade (36,35%), o que corrobora com o estudo desenvolvido por Santos (2017). A Competitividade foi o segundo item (21,56%), seguido por Saúde (17,19%), Prazer (10,94%), Controle de Estresse (8,13%) e Estética (5,94%). De acordo com esses resultados, verificou-se que a Punk CrossFit se posiciona no mercado como uma empresa que preza por entregar um serviço focado na sociabilização dos seus clientes, também em competitividade na modalidade e em saúde. Nos anos analisados, 2019 e 2020, se observa diferentes frequências das postagens entre “Competitividade” e “Saúde”. No ano de 2019, anterior à pandemia da COVID-19, não havia restrição para realização de eventos competitivos, sendo assim a empresa explorou esse posicionamento de maneira contundente. Em 2020, a suspenção das competições coincide com a diminuição de postagens voltadas para “Competição”. Quanto às publicações sobre “Saúde”, percebeu-se um aumento significativo em relação ao ano anterior, o que pode estar relacionado ao fato de que a pratica de atividade física e esportes é apontada como uma ferramenta que favorece o sistema imunológico e consequentemente pode favorecer a resposta do organismo a doenças virais, fator altamente discutido durante o enfrentamento à pandemia (SILVEIRA ET AL., 2021). Conclusões: o posicionamento de mercado, explorado pela empresa vai ao encontro de pesquisas que demonstram os motivos mais relevantes que levam os praticantes de CrossFit a praticar a modalidade. A empresa também adaptou sua estratégia a demanda que surgiu através da pandemia de COVID-19. Tal flexibilidade e coerência com o mercado, pode explicar o sucesso e longevidade da companhia no mercado, considerando que a Punk CrossFit possui três unidades e está há 10 anos no mercado.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)
dc.subjectPosicionamento
dc.subjectCrossfit
dc.subjectInstagram
dc.subjectEmpresa
dc.titlePOSICIONAMENTO DE MERCADO DE UM BOX DE CROSSFIT: UMA ANÁLISE DE POSTS NO INSTAGRAM
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4828


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