• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Seminários Internacionais de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE)
    • V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Seminários Internacionais de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE)
    • V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    (A UTILIZAÇÃO DOS) PERFIS DE CICLISTAS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NO MERCADO DA BIKE/CICLISMO

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4827.pdf (538.1Kb)
    Data
    2022-10-24
    Autor
    Luis Henrique Torquato Vanucci
    Sabrina Furtado
    Iasmin Dias da Conceição
    Gabriel Henrique Treter Gonçalves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Introdução: O comportamento do consumidor esportivo pode ser influenciado por fatores ambientais e por fatores individuais. Com base no conhecimento desses fatores é possível identificar oportunidades de mercado, traçar estratégias de marketing e comunicação adequadas e definir um público-alvo condizente com produtos oferecidos. Objetivos: o presente estudo tem como objetivo geral apresentar características do perfil motivacional do consumidor-praticante de ciclismo. Como objetivos específicos: descrever os principais motivos à prática do ciclismo e comparar os motivos segundo variáveis estabelecidas (sexo, tempo de prática, frequência de prática e nível de utilização de redes sociais). Método: o estudo utiliza o método quantitativo, por meio da aplicação de dois instrumentos: um questionário bio-sócio-demográfico, para a identificação das variáveis de controle e caracterização da amostra, coletando informações como sexo, tempo de prática, frequência de prática e nível de utilização de redes sociais, e o Inventário de Motivos à Prática Regular de Atividade Física e/ou Esportiva (IMPRAFE-132; BALBINOTTI, 2004). O IMPRAFE – 132 é composto por 22 blocos de seis itens cada (um item para cada dimensão), compondo um inventário de 132 itens. A amostra foi definida por conveniência e composta por 76 ciclistas. Resultados e Discussão: para a amostra analisada, os principais motivos à prática de ciclismo foram Prazer e Saúde; estatisticamente equiparadas. Tal achado é condizente com os resultados relatados acerca da prática e permanência de praticantes amadores de outras modalidades esportivas individuais (AIRES ET AL. 2020; BALBINOTTI ET AL. 2015). Controle de Estresse obteve a terceira maior média, seguido por Sociabilidade. Por fim, Estética e Competitividade, também indissociáveis estatisticamente. Quando consideradas apenas as dimensões motivacionais que obtiveram as maiores médias, verifica-se que o perfil é recorrente ao analisar diferentes grupos dentro da amostra com base nas variáveis “sexo”, “tempo de prática” e “frequência de prática”. Quando comparados os grupos referentes ao nível de utilização de redes sociais (grupo “Conectado” e “Desconectado”), os resultados indicam que ambos apresentam basicamente a mesma ordem de predominância das dimensões motivacionais quando comparado ao grupo geral. Quando comparados entre si, são observadas diferenças importantes. O grupo “Conectado” apresenta média geral significativamente superior, indicando que este grupo é mais autodeterminado quando comparado ao grupo “Desconectado”. O grupo “Conectado” apresenta médias superiores ao grupo “Desconectado” para todas as dimensões motivacionais, sendo as dimensões Prazer, Sociabilidade, Estética e Competitividade significativamente mais altas, corroborando com o estudo de Ehrlén e Villi (2020), que analisou a influência das redes sociais na motivação de atletas recreacionais. Conclusões: Para os praticantes-consumidores de ciclismo analisados no presente estudo, o Prazer e a Saúde são os principais fatores que os motivam, independente do grupo analisado. Tais fatores, estão ligados especialmente a aspectos intrínsecos de motivação. Nesse sentido, ao se pensar no mercado do ciclismo, empresas que busquem atingir esse público-alvo podem se beneficiar de estratégias que promovam uma percepção da saúde e bem estar destes praticantes-consumidores. No tocante ao grupo “Conectado”, estratégias ligadas ao marketing digital podem beneficiar o mercado, através de uma segmentação de público-alvo direcionada a ativar os fatores motivacionais apresentados como relevantes (Prazer, Sociabilidade, Estética e Competitividade) para este grupo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92852
    Collections
    • V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022) [40]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV