ESPORTE EM 3 TEMPOS: UMA POLÍTICA PÚBLICA COM OLHAR PARA O PEDAGÓGICO
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Data
2022-10-20Autor
DORALICE ORRIGO DA CUNHA
Ailton Silva Oliveira
Elano Cordeiro Soares
Renata Alves da Silva
Silvia Helena Pessoa Nobre
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Introdução e objetivo(s): O projeto apresenta-se como uma política pública governamental voltada ao atendimento de crianças e jovens de 7 a 17 anos, apreciando o esporte como uma vertente educacional e de fortalecimento da inclusão social. O objetivo deste estudo foi apresentar a proposta pedagógica desenvolvida no projeto. Métodos: Foi uma pesquisa de natureza documental e de campo, verificando as orientações pedagógicas, os livros eletrônicos, instrumentos de avaliação e organização didática das ações através homepage e um questionário on-line. No instrumento verificou-se o nível de satisfação dos professores em relação as capacitações pedagógicas ofertadas, continha quatorze perguntas fechadas, tendo como ferramenta para análise dos dados em percentuais o software Microsoft Office Excel 2007. Resultados e Discussão: O projeto da Secretaria do Esportes e da Juventude do Estado do Ceará (SEJUVCE) fomenta agregar e fortalecer os princípios e valores trazidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo um novo olhar para o desenvolvimento integral dos participantes. Na proposta pedagógica são desenvolvidos as habilidades motoras, elementos psicomotores, capacidades físicas, futebol, treinamento funcional, recreação, lazer, habilidades sociais como conteúdos distribuídos em três etapas metodológicas, (aprender, desenvolver e superar) e os desafios mensais como elemento fortalecedor do desenvolvimento humano e social. Os professores por meio digital informam os conteúdos do planejamento no sistema de informação interno da (SEJUV/CE) onde o acompanhamento é realizado pela coordenação pedagógica e equipe de estagiários. Como apoio aos professores foram realizadas trinta e cinco capacitações com as temáticas consideradas importantes pela equipe de professores. Foram desenvolvidos palestras e treinamentos on-line e presencial sobre empreendedorismo e carreira, liderança, treinador esportivo, comunicação, competências técnicas e comportamentais do atleta, primeiros socorros e inclusão. Quanto as capacitações, responderam sobre o nível de satisfação 164 dos 178 professores, informaram que as capacitações on-line são ótimas (67,1%), 28,7% boa e 3,7% regular e 0,6% ruim. Já as capacitações presenciais, 84,15% ótima, 11,6% boa, 1,2% regular e 3% responderam que não participaram. Em relação à satisfação individual em participar, foi identificado com 84,8% dos professores se sentiram ótimos nas capacitações, 14% como bom e 1,2% sentindo-se regular. Neste sentido, os temas trabalhados na capacitação compõem momentos de vivências práticas, nos quais se preconiza a aplicação dos princípios pedagógicos trabalhados. Reconhece-se, assim, a necessidade de “[...] dar consistência operacional ao aporte teórico produzido” (Araújo et al., 2012, p. 48). Já Gandin (2001) retrata que, não só os projetos iniciais, mas o movimento constante de planejamento e a utilização de conceitos, modelos, técnicas e instrumentos com fundamentação científica, são ações que contribuem significativamente para a obtenção de resultados educacionais. Ouvir, discutir e elaborar a construção dos eventos de capacitação pedagógica, prestar assessoria aos planejamentos de atividades, visitas de acompanhamento e avaliação de todo o processo de formação continuada fortalece a proposta e gera novas estratégias conforme sugerido por (Kravchychyn & Oliveira, 2016). Embora o coordenador pedagógico e os professores sejam os primeiros responsáveis pela organização e execução do projeto, é importante o envolvimento dos beneficiados, familiares e comunidade em geral para (Oliveira et al., 2009). Esta estratégia de gestão pública educacional é aplicada no Projeto Esporte em 3 Tempos, as pessoas são ouvidas, e isso promove o engajamento, assim, participam de forma efetiva e eficaz. Considerações Finais: A coordenação pedagógica busca oferecer o desenvolvimento profissional dos professores e, aos beneficiários, uma melhora na saúde física e psicossocial. O projeto, por um modelo democrático, participativo e colaborativo, está construindo uma metodologia própria, que garanta a inclusão de todos, bem como, estimule a convivência social em harmonia, a formação cidadã participativa, qualidade de vida favorável e a socialização do conhecimento adquirido e repassado a comunidade.
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