Mostrar registro simples

dc.contributor.authorÉderson Andrade
dc.contributor.authorMônica Benedita Teixeira da Costa Correa
dc.contributor.authorIvan Lopes Dias
dc.creatorSecretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso
dc.creatorSecretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer
dc.date.accessioned2024-11-13T14:05:16Z
dc.date.available2024-11-13T14:05:16Z
dc.date.issued2022-10-20
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92836
dc.description.abstractIntrodução e objetivo (s): O esporte e lazer tem se inserido cada vez mais na vida das pessoas na contemporaneidade. O esporte de uma forma especial é um dos maiores fenômenos da cultura humana. Sendo assim, cabe aos profissionais das áreas do esporte e do lazer o fomento e oferta de práticas de qualidade. Nesse cenário o governo de Mato Grosso criou em 2019 o projeto Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, que apresenta como a Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso foi pensada, criada e implementada. Resultados e discussões: A Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso trata-se de um projeto para a formação continuada dos profissionais de educação física e áreas a fins de Mato Grosso para o amplo desenvolvimento de práticas esportivas e de lazer exitosas com qualidade para a população. Implantado em 2019 o projeto realizou cursos de curta duração (10h) e Seminários. Em 2022 o governo, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, firmou termo de colaboração com a Universidade do Estado de Mato Grosso para ações de maior abrangência, contando com dois eixos de ações a serem implantadas entre 2022 e 2023. O primeiro Eixo consiste em cursos de curta duração para profissionais de educação física e o segundo Eixo trata-se de formação continuada para gestores/as municipais de esporte quanto a gestão e construção de políticas esportivas e de lazer. Esse processo formativo poderá potencializar a construção de saberes da relação educação física, esportes e gestão de políticas públicas, encetando para o desenvolvimento de bons profissionais, para que saibam bem o que ensinam e constroem, que saibam tratar a área de esportes e lazer de forma coletiva e colaborativa (NÓVOA, 2009).  Considerações finais: É preciso investir no processo formativo para termos cada vez mais esporte e lazer para todas as pessoas de forma qualitativa. Consideramos ainda que o projeto tem um grande potencial para transformação em uma política de estado, não se limitando as ações do governo, sendo uma instituição autônoma dentro da autarquia estadual.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)
dc.subjectPolítica Esportiva
dc.subjectEscola
dc.subjectFormação Continuada.
dc.titleA CRIAÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM ESPORTE E LAZER DE MATO GROSSO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4803


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples