VI Jogos do PROFESP: experiência em esporte educacional e vivência social
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Data
2019-06-10Autor
Emerson Liomar Micaliski
Katiuscia Mello Figuerôa
Emília Devantel Hercules
Metadata
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Introdução: O Programa Forças no Esporte do Governo Federal (PROFESP) é uma política pública de integração intersetorial desenvolvida pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura –, Ministério da Educação e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente –, com apoio do Exército, Marinha e da Aeronáutica brasileiras. Tal programa tem como proposta oportunizar o acesso ao esporte, lazer e cultura de crianças e jovens – dos 06 aos 18 anos de idade – que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social, além de oferecer alimentação saudável, reforço escolar, palestras e campanhas educativas, de cidadania e desenvolvimento profissional. Em 2018, cerca de 24 mil crianças e jovens foram atendidos em diversos núcleos militares presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (BRASIL, 2019). Desde 2013, com foco na inclusão social por meio da prática de esportes, são organizados os Jogos do PROFESP. Na cidade de Curitiba, o programa acontece desde 2014 em parceria com a Secretaria Municipal da Educação da prefeitura da cidade, nas instalações 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), e desde 2015 nas instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (CINDACTA II), tendo atendido aproximadamente 1.200 estudantes. Durante o ano de 2018, os alunos das escolas municipais da cidade de Curitiba participaram do programa frequentando as práticas esportivas e culturais em período de contra turno escolar. Tais atividades aconteceram nas instalações do 20º BIB e Cindacta II, sendo oferecidas quatro vezes por semana em um sistema de rodízio de turmas. No final deste mesmo ano aconteceram na cidade os VI Jogos do PROFESP, objeto do presente relato. Objetivos da vivência: Os autores deste relato vivenciaram a experiência referente à VI edição dos Jogos do PROFESP enquanto professores dos alunos envolvidos na competição e observadores do evento. Os objetivos foram acompanhar e dar o apoio necessário aos alunos, assim como observar a organização e desenvolvimento do evento. Descrição da vivência: Na VI edição dos Jogos, realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2018 dentro das instalações físicas do 20º BIB, na cidade de Curitiba, cerca de 500 crianças e adolescentes participaram dos jogos representando os núcleos militares de Blumenau/SC, Francisco Beltrão/PR, Lapa/PR, Castro/PR e Curitiba/PR, envolvendo competições nas modalidades esportivas de Futebol 7, Futsal, Cabo de Guerra, Orientação e Atletismo (Revezamento 4x100, velocidade, lançamento de pelota, salto em distância e corrida rústica). O regulamento da competição estabeleceu disputas subdivididas em categorias masculina e feminina “A” e “B”, com idades entre 09 a 11 anos e 12 a 14 anos, respectivamente. Importante destacar que o projeto é desenvolvido com alunos das escolas municipais públicas, e que o município disponibiliza o transporte entre as escolas até os espaços militares. Durante os dias de jogos, os estudantes/atletas participantes dos núcleos militares de Curitiba – 20º BIB e CINDACTA II – deslocaram-se das escolas diretamente ao local do evento, enquanto os demais estudantes, de outras cidades, ficaram hospedados nas instalações do próprio batalhão, sob o cuidado de militares, professores e pedagogos. Todos os participantes dos Jogos receberam alimentação – café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar –, uniforme esportivo, cuidados médicos, demais atendimentos e orientações dos organizadores. O processo de realização dos Jogos demonstrou o cuidado e o prestígio que este programa tem perante as Forças Armadas, evidenciados tanto pelo empenho durante a organização do evento, quanto pelo incentivo dispensado aos estudantes com relação à prática e permanência na vida esportiva. A integração e a vivência esportiva foram relevantes, pois houve diversas ações que favoreceram a constituição de um esporte para a vida, com cidadania e respeito. Reflexões e implicações para a área: A partir da realização dos VI Jogos do PROFESP, foi possível verificar resultados positivos referentes à prática esportiva por parte dos (as) beneficiários (as) e, para além disso, percebeu-se o atendimento das perspectivas sociais do programa. Observou-se, ainda, que as políticas públicas com caráter intersetorial e que apresentem perenidade em sua execução e desenvolvimento, como a citada no presente relato, podem ser efetivas quando o objetivo é assegurar os direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade.