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    A representação social dos agentes da Fundação Municipal de Esportes de Ponta Grossa – Paraná sobre políticas públicas

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    1484.pdf (702.8Kb)
    Data
    2019-06-10
    Autor
    Erica Fernanda de Paula
    Diego Petyk de Sousa
    Constantino Ribeiro de Oliveira Junior
    Alfredo Cesar Antunes
    Metadata
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    Resumo
    Introdução e objetivo: Os estudos sobre Políticas Públicas começaram a aumentar ao longo da década de 80 do século XX (Arretche, 2003). No campo acadêmico/cientifico da educação física brasileira, os estudos de Políticas Públicas de Esporte tiveram uma expansão após a criação do Ministério do Esporte, no ano de 2003 (Mezzadri, 2011; Starepravo, 2011). Considerando que a temática de Políticas Públicas de Esporte ainda é recente no Brasil, seja para o campo acadêmico/científico e para os agentes implementadores, o presente estudo tem a seguinte indagação: quais são as Representações Sociais sobre Políticas Públicas para os agentes implementadores? Dessa forma, objetivamos identificar as Representações Sociais sobre Política Pública para os agentes da Fundação Municipal de Esportes de Ponta Grossa – Paraná. Métodos: Para tanto, utilizamos do estudo de caso com nove agentes da Fundação Municipal de Esportes de Ponta Grossa – Paraná, aliados aos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Como fonte de dados, recorremos à triangulação entre a técnica de evocação livre e entrevista semiestruturadas com os agentes da Fundação Municipal de Esportes de Ponta Grossa – Paraná. Para a análise e interpretação dos dados coletados, usamos o software Iramuteq, adotando as estratégias analíticas da análise prototípica, nuvem de palavras e análise de similitude. Além disso, o trabalho foi submetido à Plataforma Brasil, avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Ponta Grossa e aprovado, conforme o número do CAAE: 69795817.0.0000.5689 e parecer: 2.225.787. Resultados e Discussão: Desse modo, sobre o termo indutor Políticas Públicas, foram evocadas com maior frequência as seguintes palavras: recursos financeiros (7), projetos (2), social (2) e direito (2). Na análise prototípica, o núcleo central da representação foi identificado como ‘recursos financeiros’. Com a análise de similitude foi possível identificar a conectividade entre as palavras e ficou evidente que o termo ‘investimento’ é a principal palavra de ligação. Conclusões: Portanto, considerando os resultados encontrados, é possível afirmar que para o grupo de agentes estudados, o núcleo central da representação social sobre Política Pública está vinculado à preocupação com os recursos financeiros para a construção de Políticas Públicas de Esporte na cidade de Ponta Grossa – Paraná. Esse núcleo central, tão bem definido, pode estar ancorado no fato de que o esporte, de maneira geral, tem uma destinação pequena do orçamento por parte dos governos, realidade também presente em Ponta Grossa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92801
    Collections
    • IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2019) [45]

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